ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo
COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 11 – MISSÕES E A IGREJA PERSEGUIDA
Na lição anterior, tratamos sobre o desafio enfrentado pela igreja na evangelização em regiões do mundo onde o Evangelho é rejeitado. Nesta lição, veremos de modo mais detalhado que, em muitos lugares, ser cristão é muito perigoso, haja vista a intensa perseguição aplicada à igreja.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A IGREJA NASCEU EM UM CONTEXTO DE PERSEGUIÇÃO
A ordem de Cristo foi ficar em Jerusalém até que do alto os primeiros cristãos fossem revestidos de poder (Lc 24.49). O revestimento do Espírito Santo traria ousadia aos primeiros cristãos para poderem anunciar o Evangelho diante das adversidades que encontrariam pelo caminho.
Após a descida do Espírito Santo, encontramos uma igreja ousada e evangelizadora, certo que com destaques em alguns personagens que surgiram como os pioneiros da evangelização no primeiro século.
Estevão foi um dos que são destacados por certa situação envolvendo o anunciar do Evangelho. Diante do sinédrio anunciou com ousadia a mensagem do Reino, deixando furiosos os religiosos que, posteriormente, o mataram apedrejado em praça pública. Contudo, aquilo que foi feito para parar o avanço do Evangelho, serviu de combustível para que, através da diáspora iniciada por causa da perseguição inicial, muitas outras vidas fossem alcançadas em Jerusalém, Samaria, Judeia e os confins da terra.
Essa é uma grande realidade enfrentada pela igreja. Enquanto estiver atuante na Terra, encontraremos episódios de perseguição em todas as esferas. Ataques intelectuais, teológicos, ameaças de morte; são exemplos do que a igreja enfrentará até o momento de ser arrebatada para o encontro com o Noivo.
Destaque
[…] é indispensável compreender que a perseguição contra a igreja dos primeiros séculos abrangiam desde a admissão de falsos ensinamentos, que tentavam deturpar a sã doutrina, até prisões e flagelos contra os cristãos que pagavam com a própria vida o preço de pregar o Evangelho. Na atualidade, as estratégias de Satanás têm se diversificado, porém o modus operandi ainda tem sido a perseguição, prisão e morte aos cristãos em países que são extremamente fechados à liberdade religiosa.COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA