ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: O AMOR NA VIDA CRISTÃ
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 9 – O AMOR PELA FAMÍLIA
Para refletir
“Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe.” (Pv 6.20 - NVI).
Meu filho, guarde o mandamento de seu pai - Estas não são as palavras de Davi a Salomão, continuadas em Provérbios 4.4, mas as palavras de Salomão a seu filho; e não apenas a seu filho, em estrita relação natural, mas a todos que o procuraram e se colocaram sob sua instrução; e a todos que tiveram tal relação com um pai piedoso.
Não se trata aqui do Ser divino, o Pai de todos, de acordo com alguns escritores judeus; embora o mandamento, sem dúvida, seja o mandamento de Deus ensinado por pais tementes a Deus que se baseia e concorda com a vontade revelada de Deus, e que sendo assim deve ser guardado e guardado no coração, e não esquecido; e deve ser observado, atendido e obedecido durante todo o curso da vida, como se fosse o mandamento do próprio Deus; e, na verdade, não é outro senão aquilo que os pais piedosos treinam seus filhos no conhecimento, incutem neles e incitam-lhes a observá-los.
(...) e não abandones a lei de tua mãe - o mesmo que antes, e que é mencionado para mostrar que o mesmo respeito que tem pelo pai, deve ser tido pela mãe, sendo o mandamento e a lei deles os mesmos, e eles mantendo a mesma relação; no qual, no entanto, as crianças são capazes de fazer a diferença e, embora tenham admiração pelo pai e seus preceitos, não podem desprezar a mãe e suas orientações. Alguns entendem isso da congregação de Israel, como alguns escritores judeus.
Texto Bíblico em estudo: Ef 6.1-4; Cl 3.20,21
Família
A família é a mais importante instituição criada por Deus para a sociedade. Deus criou a família com desígnios sublimes. O Criador não fez o ser humano para viver na solidão. Quando acabou de formar o homem, o Senhor disse: “Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele” (Gn 2.18). Este texto bíblico nos mostra o primeiro objetivo de Deus ao criar a família. Fica evidente que a célula mater da sociedade foi criada a partir da necessidade humana de ter companhia. O propósito divino era estabelecer uma instituição que pudesse propiciar ao ser humano abrigo e relacionamento. Atualmente temos visto e vivido um tempo de escassez na área dos relacionamentos. Estamos ficando cada vez mais superficiais, frios e distantes uns dos outros. Por se multiplicar a iniquidade o amor está esfriando (Mt 24.12). Por isso precisamos investir em nosso relacionamento familiar. Podemos dizer que o segundo propósito divino para a criação da família foi fazer dela um núcleo pelo qual as bênçãos do Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra (Gn 1.28).
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva