ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: O AMOR NA VIDA CRISTÃ
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 3 – CRISTO NOS ENSINOU A COMPAIXÃO
Para refletir
“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is 53.5 - ACF).
Nestes versículos há um relato dos sofrimentos de Cristo; também do desígnio de seus sofrimentos - foi pelos nossos pecados, e em nosso lugar, que nosso Senhor Jesus sofreu.
Todos pecamos e carecemos da glória de Deus. Os pecadores apego pecado, o seu próprio mau caminho, do qual gostam. Nossos pecados merecem todos os sofrimentos e tristezas, mesmo os mais graves.
Em Cristo, somos salvos da ruína. E este é o único caminho de salvação. Nossos pecados foram os espinhos na cabeça de Cristo, os pregos em suas mãos e pés, a lança em seu lado. Ele foi entregue à morte por nossas ofensas. Por seus sofrimentos ELE nos traz a verdadeira vida – vida abundante, vida com satisfação - independente das circunstâncias.
Podemos muito bem suportar nossos sofrimentos mais leves, se Ele nos ensinou a considerar todas as coisas como perda para, e a amar Aquele que nos amou primeiro.
Texto Bíblico em estudo: Mt 8.1-13
... “ pelas suas pisaduras fomos sarados”
Isaias mais de 700 anos a. C., nos fala do sofrimento de Jesus quando veio ao mundo para nos salvar. Ele foi oprimido, castigado e morto. Este trecho fala principalmente do sacrifício que Jesus fez pelos pecados dos homens: “Quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado...” (53.10); “...o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (53.11); “...contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (53.12).
Em Cristo, não apenas as enfermidades físicas são curadas, mas principalmente as da alma. Muitos hoje, apesar de estarem na igreja, as almas continuam enfermas. Não se rendem ao SENHOR para que físico e alma (psiquê) venham a ser restabelecidos em Deus.
As citações de Isaías 52.13-53.12 no Novo Testamento claramente apoiam este entendimento, pois é freqüentemente citado para falar sobre o trabalho redentor de Cristo (cf. Rm 10.16; 15.21; Jo 12.38; 1 Pe 2.22-25; At 8.32-33; Lc 22.37; etc.) Pelas pisaduras de Jesus, fomos sarados – recebemos a solução ao nosso principal problema – o pecado, que traz a morte espiritual, a separação de Deus.
No sentido de que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado (Gn 3.17-19), e até a morte física se tornou uma consequência secundária da transgressão do homem (1 Co 15.21-22), Jesus dará uma vitória total sobre a dor desta vida.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva