ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: O AMOR NA VIDA CRISTÃ
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 2 – O AMOR QUE SALVA
Para refletir
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16 - ACF).
Pois Deus amou o mundo de tal maneira – Aqui o Senhor Jesus passa a informar a Nicodemos, que os homens devem as bênçãos ao livre e imenso amor de Deus Pai, que deseja nossa salvação com tanto ardor, que enviou seu Filho unigênito para conceder-nos. Deus deu seu Filho unigênito, verdadeira e seriamente: e o Filho de Deus se entregou (Gl 2.20).
Todo aquele que nele crê (...) tenha vida eterna – A vida da graça e a vida da glória, através da mera misericórdia de Deus e dos méritos infinitos de seu Filho. Pois Deus não enviou seu Filho para condenar o mundo, para executar essa vingança sobre aqueles cuja culpa poderia tê-los ensinado a temer, nem o enviou para destruir as nações gentias, que para os judeus preconceituosos supostamente seriam um dos principais objetivos da vinda do Messias. Deus enviou seu Filho para que o mundo através Dele possa ser salvo, todos, sem exceção, que darão ouvidos ao Evangelho.
Aquele que Nele crê – Com o coração para a justiça; não é condenado – é absolvido, é justificado diante de Deus, quantos e grandes podem ter sido seus pecados passados, e por mais imperdoáveis que sejam de acordo com o teor da lei mosaica. Mas quem não crê – quaisquer que sejam sua profissão e privilégios externos - já está condenado – permanece sob a sentença de sua culpa.
A luz veio ao mundo, a luz divina e gloriosa, o amanhecer do alto, a luz do evangelho glorioso, através da encarnação da Palavra Eterna, e a pregação de seu precursor preparando o caminho diante Dele; e os homens amaram mais as trevas do que a luz, mais a ignorância do que a verdade divina, mas a loucura em vez da sabedoria, mais o pecado em vez da justiça; porque suas ações eram más. Eles não tinham tanto temor de Deus diante de seus olhos, ou tanta preocupação por sua própria salvação eterna, a ponto de decidirem por uma reforma completa de sua conduta.
Texto Bíblico em estudo: 1 Jo 4.7-19
Deus é amor
Quando falamos que Deus é amor, não é apenas dizer que ELE ama. É afirmar que ELE é amor. É um de seus atributos. Atributo é uma característica de Deus. ELE é amor, ELE é justiça, ELE é bondade, ELE é misericórdia, ELE é vida.
A revelação do amor de DEUS por nós, se dá de várias formas.
1. Através da natureza (Sl 19.1)
As coisas criadas revelam o infinito poder de Deus e também o Seu amor. A Natureza testifica ao mundo a bondade do Criador e o Seu desejo de fazer felizes toda a humanidade. Deus é o criador do Universo. Tudo foi feito por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez (Hb 1.10).
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva