ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : GRANDES CARTAS PARA NÓS
COMENTARISTA: RAFAEL LUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 12 – VAMOS CONHECER A CARTA DE JUDAS
Para refletir
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Judas v.3 - ACF).
Procurando eu escrever-vos com toda a diligência – Ou me apressei, como πασαν σπουδην ποιουμενος significa literalmente, Judas sendo informado do sucesso, com o qual os falsos mestres estavam espalhando seus erros perniciosos, achou necessário escrever esta carta ao fiel sem demora.
Acerca da salvação comum – A salvação da culpa e do poder do pecado, para o favor e imagem de Deus aqui, e de todas as consequências do pecado para a felicidade e glória eternas no futuro; uma salvação chamada comum, porque pertence igualmente a todos os que creem; tanto para os gentios como para os judeus; aos homens de todas as nações e condições; projetado para todos e desfrutado em parte por todos os crentes. Pela mesma razão, Paulo chama a fé do evangelho de fé comum (Tt 1.4), porque uma oportunidade de acreditar é oferecida a todos. Aqui é expresso o desenho da epístola, cujo final responde exatamente ao início.
Tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar – ainda que com humildade, mansidão e amorosamente, caso contrário, sua disputa apenas prejudicará a causa do Evangelho, se não destruir suas almas;
Pela fé – Todas as verdades fundamentais do Evangelho. Nas circunstâncias em que os fiéis se encontravam quando Judas escreveu esta carta, uma exortação para se apegarem e manterem a verdadeira doutrina do Evangelho contra os falsos mestres era mais necessária e proveitosa para os discípulos do que explicações das doutrinas particulares dos evangelhos. Ao lutar arduamente pela fé, o apóstolo não quis dizer lutar por ela com fogo e espada, mas sim seu esforço, no espírito de mansidão e amor, para estabelecer as verdadeiras doutrinas do Evangelho. A palavra επαγωνιζεσθαι significa propriamente lutar como nos Jogos Olímpicos, isto é, com toda a sua força.”
Uma vez entregue aos santos – que a fé mencionada foi entregue aos santos de uma vez por todas e nunca deve ser alterada; nada lhe será acrescentado e nada lhe será tirado. Por santos, Judas primeiro se refere aos santos apóstolos e profetas de Cristo (nesse sentido a palavra santos é usada, Colossenses 3.26, comparado com Efésios 3.5), a quem o Senhor Jesus entregou a doutrina do evangelho em todos os lugares. As verdades nas quais os homens deveriam acreditar e os preceitos que deveriam cumprir, juntamente com as promessas de salvação presente e eterna feitas aos crentes e obedientes, e as ameaças denunciadas contra os incrédulos e desobedientes. Esta doutrina os apóstolos e evangelistas transmitiram aos seus ouvintes em seus vários discursos, e a destinaram a ser escrita para a instrução das eras futuras. A exortação de Judas deve ser atendida de maneira particular pelos ministros do evangelho, cujo dever mais especialmente é preservar o povo do erro, tanto na opinião quanto na prática.
Texto Bíblico em estudo: Judas vv. 1-5,20,21.
Uma visão panorâmica da carta de Judas
Nesta carta acompanhamos os conselhos de Judas aos cristãos. A autoria do livro é atribuída a Judas, que se identifica como irmão de Tiago. O Senhor Jesus também tinha um irmão chamado Tiago, sendo possivelmente Judas também irmão do Senhor.
Através de um capítulo vemos os alertas dados por Judas aos cristãos com a chegada do fim dos tempos. Ele aconselha a todos a batalharem pela fé, sendo fiéis a Deus e tendo cuidado com os falsos mestres que surgiam na igreja e que negavam a Deus.
Judas também alerta em relação ao juízo de Deus sobre aqueles que não creem e se afastam do SENHOR, dando como exemplo a destruição de Sodoma e Gomorra. “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”. (Judas v.7)
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva