ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : A HISTÓRIA DO POVO ESCOLHIDO
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 8 – DAVI: O PASTOR DE OVELHAS QUE SE TORNOU REI
Para refletir
“Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” (1 Sm 16.13- ACF).
Há pessoas que possuem aparência de importância, e muitas vezes até acreditamos nisso, mas Deus pode dizer o que eles são. Ele julga os homens pelo seu íntimo.
Frequentemente, formamos um julgamento equivocado das pessoas; mas o Senhor valoriza apenas a fé, o temor e o amor, que estão plantados no interior, além do discernimento humano. E Deus não favorece nossos filhos de acordo com nossa parcialidade, mas muitas vezes honra e abençoa aqueles que ELE conhece e que foram menos considerados.
Davi finalmente foi valorizado em sua família. Ele era o mais novo dos filhos de Jessé; seu nome significa Amado; ele era um tipo do Filho amado de Deus. Ao que parece, Davi foi o menos definido por todos os filhos de Jessé. Mas o Espírito do Senhor veio sobre Davi daquele dia em diante. Sua unção não foi uma cerimônia vazia, um poder divino acompanhou aquele sinal instituído.
Após a unção ele se viu avançado em seu íntimo em sabedoria e coragem, com todas as qualificações de um príncipe, embora não avançado em suas circunstâncias externas. Isso o satisfaria de que sua eleição era de Deus. A melhor evidência de sermos salvos e participantes do reino da glória é sermos selados com o Espírito da promessa e experimentarmos uma obra de graça em nossos corações.
Texto Bíblico em estudo: At 13.17-22
Davi escolhido por Deus
Nisso está a diferença – Deus nos nomear para uma função. Muitos procuram por meios humanos, até com lisonjas e sendo capacho e conivente com erros onde se tornam cumplices. Mas a legitimidade de um cargo vem de Deus. Um dos princípios da chamada divina à uma pessoa é a soberania de Deus. Isso não significa que o Eterno não leve em conta a responsabilidade humana na realização de seus propósitos.
Para entendermos o contexto da chamada de Davi, devemos levar em conta o caráter profético da nação hebraica: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha" (Êx 19.5). Apesar de estar atualmente sob provação divina e temporária por causa de sua incredulidade, Israel continua a ser uma nação profética (Rm 11.15-26). Deus escolheu Israel dentre os demais povos para que, através desta nação, tivesse lugar o seu maravilhoso plano de salvação para a humanidade inteira. Davi estava consciente disso ao exclamar: "E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus foi resgatar para seu povo?" (2Sm 7.23a). Sob a Nova Aliança feita pelo sangue precioso do Filho de Deus (Lc 22.20), o Pai também tem um propósito especial com a sua Igreja, chamada de "Israel de Deus" (Gl 6.16; 1Pe 2.9,10).
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva