ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Adolescentes: : A HISTÓRIA DO POVO ESCOLHIDO
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 4 – A CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA
Para refletir
“Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Js 1.2- ACF).
Josué havia servido a Moisés. Ele que foi chamado e honrou sua função e seu líder, há muito estava acostumado a administração exercida por Moisés. Nosso Senhor Jesus tomou sobre si a forma de servo. Josué foi treinado sob comando. Os que assim servem são os mais aptos para liderar, pois aprenderam a obedecer.
Levanta-te, passa o Jordão. Neste local e nesta época as margens transbordaram. Josué não tinha ponte nem barcos e, no entanto, devia acreditar que Deus, tendo ordenado ao povo, abriria um caminho.
Texto Bíblico em estudo: Js 1.1-9
A passagem pelo Jordão
No deserto, ou a pessoa obedece e confia em Deus ou ela murmura contra Ele e a liderança, como aconteceu com a geração que saiu do Egito. Josué submeteu-se à liderança que fora constituída por Deus e suportou com alegria, fé e gratidão às circunstâncias adversas que surgiram em sua caminhada.
Josué sempre esteve ao lado de Moisés em várias ocasiões, nas guerras (Êx 17.9), nos momentos de perplexidade (Nm 11.28) e nos desafios (Nm 13.16). Isso faz diferença na vida do jovem que almeja o ministério da Palavra de Deus. Com isso, aprendemos que é preferível haver duas pessoas bem preparadas (Josué e Calebe), que caminham e sofrem com seus líderes, do que muitos sem formação adequada, amantes apenas das “cebolas, pepinos e panelas de carne” do Egito.
O Senhor prometeu a Josué que ele não estaria sozinho em sua caminhada até a Terra Prometida. O Senhor estaria com ele, portanto, que não temesse, nem se espantasse. Do que mais precisava Josué? Do que mais precisamos nós? Pois Jesus também prometeu que estaria conosco todos os dias (Mt 28.20). A conquista de “novos territórios” para Deus é um desafio para toda a Igreja (Mt 28.19,20). Mas a garantia do nosso sucesso foi outorgada por Jesus (Mt 16.18).
O rio Jordão fica na fronteira oriental de Israel e é o rio principal da região. Na Bíblia, o rio Jordão foi o palco de vários episódios importantes, como o início da conquista da terra prometida e o batismo de Jesus. Mas o rio Jordão não tem nenhum poder especial em si, é apenas um rio como os outros.
Na Bíblia, a terra de Canaã era todo o território entre o Mar Mediterrâneo e o rio Jordão. Essas deveriam ser as fronteiras do país de Israel, mas algumas tribos também se estabeleceram na região no lado oriental do rio. O Jordão era (e ainda é) uma fonte importante de água para Israel. Havia também rotas comerciais importantes que passavam pelo rio Jordão. Por isso, o rio era um lugar de trânsito bastante populoso.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva