ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : A HISTÓRIA DO POVO ESCOLHIDO
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 2 – A GRANDE JORNADA DO DESERTO
Para refletir
“Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (Ex 14.15,16- ACF).
Por que clamas a mim? - Como o povo (Ex 14.10), Moisés clamou a Deus, embora ele nos fale de seu clamor apenas indiretamente. Deus respondeu que não era hora de chorar, mas de agir: “Dize aos filhos de Israel que avancem”.
Os israelitas deveriam desmontar suas tendas imediatamente e se preparar para um avanço. Moisés deveria descer até a beira do mar, com sua vara na mão, e estendê-la sobre o mar, e então aguardar o resultado, que seriam uma “divisão” das águas - o fundo do mar ficou seco e Israel poderia atravessar para o outro lado (Ex 14.16); os egípcios os seguiriam, e então a destruição viria sobre eles, e Deus “tornaria a si mesmo honra sobre Faraó e sobre todo o seu exército” (Ex 14.17-18).
Texto Bíblico em estudo: Sl 105.37-45.
Passagem pelo meio do mar
O livro de Êxodo foi escrito entre 1450 e 1410 a.C. Nesse livro vemos como os hebreus foram duramente afligidos por Faraó (Êx 1.14). Como escapar de tão grande opressão? Para os israelitas seria impossível. Somente Deus poderia resgatá-los e libertá-los do jugo do inimigo. Somente o Pai também poderia ter nos resgatado do pecado e do mundo. Cristo morreu na cruz para nos libertar do poder do pecado. Ele morreu em nosso lugar.
O povo hebreu, ao ser cruelmente oprimido pelos egípcios, em grande angústia clamou ao Senhor, e a Palavra de Deus nos diz que ouviu o Senhor o gemido do seu povo (Êx 2.24). Não desanime! O Senhor ouve suas súplicas e está atento às suas dores. Deus já estava providenciando um libertador para o seu povo. “Os propósitos de Deus são imutáveis e se cumprirão no tempo determinado por Ele”.
O povo hebreu teve de esperar 430 anos até que finalmente foi liberto da escravidão pelo Todo-Poderoso. Deus não se esqueceu das promessas que havia feito a Abraão. O Senhor jamais se esquece das suas promessas e seus planos não serão frustrados. Talvez você esteja esperando o agir de Deus em seu favor já há muitos anos. Não perca as esperanças. Sua hora chegará, assim como chegou o momento dos israelitas.
Deus retirou com mão forte o seu povo do Egito. Depois de tudo que presenciaram, tanto os israelitas quanto os egípcios perceberam que estavam diante de um milagre divino, um acontecimento sobrenatural. Agora era hora da partida. O povo já estava preparado para ir embora, todos vestidos e com seus cajados nas mãos. Você está preparando para a viagem à Casa do Pai? Todos terão um dia que fazer esta passagem. Segundo o texto bíblico de Êxodo 12.37, deixaram o Egito seiscentos mil homens, fora os meninos e as mulheres. Os israelitas não saíram do Egito de mãos vazias. Deus os abençoou de tal maneira que eles despojaram os egípcios (Êx 12.36). Era uma pequena retribuição por todos os anos de trabalho escravo a que foram submetidos.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva