ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 13 – ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA QUE SE TORNOU UM POVO
Para refletir
“Assim habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen, e nela tomaram possessão, e frutificaram, e multiplicaram-se muito.” (Gn 47.27 - ACF).
“Nela tomaram possessão” - A família de José, o povo de Israel, torna-se proprietários ou arrendatários do solo em Gosén. Os israelitas foram reconhecidos como súditos com plenos direitos de homens livres.
"Eles cresceram e se multiplicaram excessivamente." - Eles estão agora colocados em um território definido, onde estão livres da contaminação que surge do casamento promíscuo com uma raça idólatra; e, portanto, o Senhor concede a bênção de frutificação e multiplicação, para que em uma ou duas gerações eles possam se casar entre si.
Texto Bíblico em estudo: Gn 46.1-7, 26,27; 47.7-12.
O perdão aos irmãos e a consolidação da promessa à nação
José após se revelar aos seus irmãos, abraçou então e beijou a todos eles. Quando Faraó soube que os irmãos de José tinham chegado, mandou dizer-lhe: ‘Que levem carroças e vão buscar seu pai e suas famílias. Eu vou dar-lhes a melhor terra do Egito.’
A família de Jacó tinha ficado muito grande. Foram 70 os que se mudaram para o Egito, inclusive Jacó, seus filhos e seus netos. Mas havia também as esposas e provavelmente muitos servos. Eles ficaram assim no Egito. Eram chamados de israelitas, porque Deus tinha mudado o nome de Jacó para Israel.
Jacó se reuniu com seu filho há muito perdido, antes de morrer. José, um verdadeiro herói bíblico, salvou sua família e mostrou o tremendo poder do perdão.
Os filhos de Israel se instalam no Egito
José anuncia ao Faraó a chegada de seus parentes.
Assim os israelitas e/ou, hebreus, no Egito são pastores, proprietários e alimentadores de ovelhas e outros bovinos.
José apresenta seu pai a Faraó, depois de ter resolvido todos os assuntos comerciais. "Jacó abençoou o Faraó." Este é o retorno agradecido do patriarca pela grande bondade e generosidade do faraó para com ele e sua casa. Ele tem consciência de uma dignidade ainda maior que a do faraó, pois é um príncipe de Deus; e como tal ele concede sua preciosa bênção. O faraó ficou impressionado com sua aparência venerável e perguntou qual era sua idade.
Jacó falando a Faraó, chama sua vida de peregrinação; a permanência de um estrangeiro em um país estrangeiro ou sua jornada de volta ao seu próprio país. Ele não estava em casa na terra; sua habitação, sua herança, seus tesouros estavam no céu. Ele conta sua vida por dias; mesmo por dias a vida é logo contada, e não temos certeza da continuação dela por um dia. Contemos, pois, os nossos dias. Seus dias eram poucos. Embora ele já tivesse vivido cento e trinta anos, eles pareciam apenas alguns dias, em comparação com os dias da eternidade e o estado eterno.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva