ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 10 – ESAÚ E JACÓ: DOIS IRMÃOS E UMA PROMESSA
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Esaú e Jacó: Dois Irmãos e uma Promessa, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para finalizar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Convivência em Revisão!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Irmãos em conflito
Objetivos:
Concluir o estudo sobre os conflitos da família de Esaú e Jacó e o mau relacionamentos entre eles.
Reafirmar que o ser humano é um ser sociável e que precisa cultivar bons relacionamentos.
Analisar as ações no âmbito familiar, quanto à convivência.
Material:
01 caixa
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Observação: coloquem todos os objetos, apontados acima, dentro da caixa
Procedimento:
- Após o estudo sobre os conflitos da família de Esaú e Jacó e o mau relacionamentos entre eles, apliquem esta dinâmica.
- Apresentem a caixa.
- Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa.
- Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem.
Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que o relacionamento na família seja melhorado?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência, respeitando uns aos outros. Deus nos fez serem sociáveis, mas precisamos ter cuidado com as palavras e ações nos relacionamentos em família e com os amigos.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/01/adolescentes-curriculo-20222023-genesis.html Acesso em 27 de Fev de 2023.