ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 8 – ABRAÃO E SARA: A SEMENTE DE UM POVO
Para refletir
“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.” (Tg 2.23 - ACF).
E a Escritura – que depois foi escrita, foi eminentemente cumprida. Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Isso foi cumprido duas vezes, quando Abraão creu pela primeira vez e quando ofereceu Isaque. O apostolo Paulo fala do primeiro cumprimento e Tiago do último. Abraão foi chamado de amigo de Deus – tanto por sua posteridade (2 Cro 20.7 ) quanto pelo próprio Deus, Isaías 41.8. Tão agradáveis a Deus foram as obras que ele realizou com fé!
A passagem da Escritura que o apostolo Tiago aqui diz que foi cumprida contém duas afirmações:
Abraão creu em Deus e lhe foi contado como justiça. Pela oferta de Isaque, essa Escritura foi confirmada ou provada como verdadeira em ambas as partes. Pois, ao oferecer Isaque, na firme expectativa de que Deus o ressuscitaria dentre os mortos e cumpriria nele a promessa da numerosa semente, Abraão mostrou que acreditava em Deus da maneira mais firme.
Ao oferecer Isaque, Abraão tinha a promessa de que Deus lhe contaria sua fé como justiça, renovada e confirmada de maneira solene com juramento. Ele foi justificado pelas obras, e não apenas pela fé.
Texto Bíblico em estudo: Gn 11.26-31;12.1-7.
Abraão e Sara
Abraão filho de Tera, neto de Naor e descendente de Noé; o início da sua trajetória na Bíblia é em Gênesis 11.27 onde narra sua origem e de seus irmãos Naor e Harã (que é pai de Ló, sobrinho de Abraão que será mencionado no início da caminhada de Abraão), também traz o seu casamento com Sara no versículo 31.
Antes de entender quem foi Abraão, é preciso saber que antes de ter o nome Abraão, o seu nome foi Abrão e o de Sara era Sarai. Em Gênesis 12 começa o chamado de Deus e sela uma promessa sobre ele, dizendo nos versículos 1 ao 3. “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”;
Neste primeiro momento entendemos que Deus tinha algo específico com Abrão, que o que ele teria que viver não seria no meio do seu povo e sim num novo ambiente que Deus já havia preparado, outro ponto é a benção que estava sobre Abrão e através dele alcançaria todos.
Ponto fundamental do plano de Deus foi prometer uma geração através de Abrão, sendo Sara estéril, como seria possível? Abrão precisava confiar ou não! Na época que recebeu esta promessa, já tinha 75 anos de idade e Sara os seus 65 anos.
Deus enviou Abrão para a terra de Canaã, uma terra que Deus já tinha para o seu povo, reafirmando ao povo de Israel durante a escravidão no Egito (que durou 430 anos); Abrão chega em Canaã em período de fome e desce para o Egito, ele por sua vez mente a respeito de Sarai para preservar sua integridade pois era muito formosa, então pede para que Sarai diga que é sua irmã! Neste momento vamos raciocinar algo, se Deus estava na direção de Abrão porque ele mentiu?
Por causa do medo de acontecer algo com Sarai (no versículo 12 de Gênesis 12, nos menciona que Abrão temia que os egípcios o matassem para ficarem com Sarai), podemos tirar um aprendizado com isso: em momentos de dúvida, medo ou temor, busque direção de Deus para que não perca a benção ou tome alguma atitude precipitada como Abrão; pelo seu medo e omissão, a casa do Faraó foi punida por Deus com pragas (Gn 12.17), Faraó chama Abrão e lhe questiona o porquê fizeste aquilo com ele? porque mentiu que era irmã e não esposa?
Sarai já tinha sido tomada como esposa do Faraó, olha a situação que ocorreu por causa de um deslize de Abrão, após isso, o Faraó devolve a esposa dele e os manda embora. “Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.”
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva