ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 7 – NOÉ E O RECOMEÇO DA VIDA
Para refletir
“Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” (Gn 6.8 - ACF).
Mas Noé - a introdução repentina do nome de Noé implica que houve algum relato anterior, descrevendo o contraste da virtude de Noé com a pecaminosidade de seus contemporâneos. Isto é, ele obteve misericórdia e favor; pois embora fosse por natureza corrupto e pecador, ele havia sido renovado no espírito de sua mente e, pelo arrependimento e uma fé viva, obteve testemunho de que era justo. Isso justifica a justiça de Deus em seu desagrado contra o mundo e mostra que Ele examinou o caráter de cada pessoa nele, antes de declará-lo universalmente corrupto; pois, havendo um homem bom, Ele sorriu para ele.
Encontrou graça - Esta expressão familiar ocorre aqui pela primeira vez na Bíblia. Para a expressão “encontrar graça” cf. Gênesis 19.19, Gênesis 32.5, Gênesis 33.8; Gênesis 33.10; Gênesis 33.15. A tradução “graça” às vezes é alterada para “favor”. Está implícito que o “favor” que Noé “encontra” aos olhos de Jeová é baseado em fundamentos morais, na obediência aos preceitos divinos.
Texto Bíblico em estudo: Gn 6.13-22; 8.15-22.
A insatisfação de Deus com uma sociedade violenta e pecaminosa
Resistindo progressivamente ao Espírito de Deus, a sociedade recém criada, depravara-se irreversível e totalmente na desobediência aos preceitos de Deus. A apostasia, agora, era total. Adultos, jovens e crianças; todos corrompidos. Por isso, o SENHOR anuncia um juízo - o Dilúvio.
Em meio àquela geração, sobressai a justiça de Noé. Noé encontra o favor do SENHOR.
“Em meio à iniquidade e maldade generalizada daqueles dias, Deus chamou Noé um homem que ainda buscava comunhão com Ele e que era ‘varão justo’. (1) ‘Reto em suas gerações’, equivale dizer que ele se mantinha distanciado da iniquidade moral da sociedade ao seu redor. Por ser justo e temer a Deus e resistir à opinião e conduta condenáveis do público, Noé achou favor aos olhos de Deus. (2) Essa retidão de Noé era fruto da graça de Deus nele, por meio da sua fé e do seu andar com Deus. A salvação no Novo Testamento é obtida exatamente da mesma maneira, mediante a graça e a misericórdia de Deus, recebidas pela fé, cuja eficácia conduz o crente a um esforço para andar com Deus e permanecer separado da geração ímpia ao seu redor. Hebreus 11.7 declara que Noé ‘foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé’. (3) O Novo Testamento também declara que Noé não somente era justo, como também pregador da justiça (2Pe 2.5). Nisso, ele é exemplo do que os pregadores devem ser” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005, p.42).
O anúncio do dilúvio
Em toda aquela geração, apenas Noé podia ser considerado justo e íntegro. Por essa razão, Deus anuncia-lhe o Dilúvio, instruindo-o a construir a arca de salvação.
Já decidido a destruir a Terra (Gn 6.8), Deus vê um homem que seu viver era justo.
O patriarca Noé soube como preservar moral e espiritualmente a esposa e os filhos. No entanto, pelo que vemos do texto sagrado, nada pôde fazer aos seus irmãos e sobrinhos, pois estes também haviam se deixado corromper pelo exemplo de Lameque.
Ao justo e íntegro Noé, anuncia Deus o Dilúvio; “O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra” (Gn 6.13). Noé sabia, através da fé, que o juízo era certo. E começou a avisar as pessoas, mas todos preferiram ignorar a iminência do castigo divino.
Naquele tempo, a terra não era regada pela chuva como nos dias de hoje (Gn 2.6). Portanto, como acreditar no Dilúvio se nem chuva havia? Dessa forma, os povos da época devem ter questionado sarcasticamente a Noé. Nossa geração também assim reage quanto à vinda de Cristo (2 Pe 3.4). O que parece improvável, porém, está prestes a acontecer. Jesus está às portas.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva