ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 2 – QUEM É O CRIADOR
Para refletir
“Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há.” (Dt 10.14 - ACF).
Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus
Feito e possuído por ele; o céu arejado e estrelado, o terceiro céu, que é o céu dos céus, a sede da divina Majestade, a morada dos anjos e dos santos glorificados: a terra também, com tudo o que nela existe; esta é sua propriedade e está à sua disposição, sendo feita por ELE, e tudo o que está sobre ela, ou contido nela, mesmo o que está sobre ou em todo o globo terrestre (Sl 115.15).
Texto Bíblico em estudo: Jó 38.4-18
Deus, Criador de toda a vida, de tudo o que existe
A doutrina da criação, deve ser vista como o resultado e a execução do plano e do decreto eterno de Deus. A Escritura mostra com clareza que o plano de Deus é o seu plano eterno pelo qual, antes da criação do mundo, ele preordenou fazer acontecer todas as coisas que chegam a acontecer (ver, por exemplo, Sl 139.16; Is 14.24-27; 37.26; 46.10-11; At 2.23; 4.27-28; 17.26; Rm 8.28-29; 9.1-33; Gl 4.4-5; Ef 1.4, 11-12; 2.10). A criação é a realização desse plano eterno no que diz respeito à origem do universo e de tudo que existe, incluindo os seres angelicais e humanos.
Deus imanente e transcendente
Imanência e a transcendência de Deus dizem respeito à relação de Deus com a Criação. Quando falamos que Deus é totalmente superior e está acima de Sua criação, estamos afirmando que Ele é transcendente. Já quando falamos que Deus pode ser encontrado ativamente dentro de Sua criação, estamos afirmando que Ele é imanente.
A questão da imanência e transcendência de Deus deve ser abordada da maneira correta para que não seja adotada uma visão distorcida de Deus. Algumas pessoas enfatizam muito a imanência de Deus numa tentativa de mostrar Sua proximidade com a Criação, mas acabam anulando Sua transcendência. Além disso, alguns conceitos equivocados da imanência resultam num tipo de panteísmo disfarçado.
Já outras pessoas, ao enaltecer a natureza singular e soberana de Deus, acabam enfatizando apenas Sua transcendência e ignorando Sua imanência. O resultado disso muitas vezes se mostra num conceito de que Deus está tão separado e longe da Criação que é impossível que aja qualquer aproximação Dele.
Então não podemos dizer que Deus é apenas imanente ou transcendente. O correto é que essas duas doutrinas sejam mantidas juntas, porque ambas são ensinadas na Bíblia: “Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? – diz o Senhor. Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? – pergunta o Senhor” (Jr 23.23,24).
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva