ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: : Como viver no mundo à luz da Bíblia
COMENTARISTA: JÁDER CRUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 12 – TE,MOS UMA MISSÃO NO MUNDO
Objetivo
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Mc 16.15 - ACF).
Ide por todo o mundo – Para todos os países sob o céu; e pregar o Evangelho a toda criatura – isto é, a toda a humanidade, a todo ser humano, seja judeu ou gentio, pois nosso Senhor fala sem qualquer limitação ou restrição.
Aquele que crê – O Evangelho que pregamos, com o coração para a justiça; aquele que recebe seu testemunho com uma fé produtiva de amor a Deus e ao homem, e de obediência à vontade divina; e quem, em sinal dessa fé, for batizado e continuar até a morte a manter uma conduta adequada a esse noivado, será salvo, ou seja, deve, em virtude dessa fé e batismo, ser colocado em um estado da salvação: a pessoa será salva da culpa e do poder de seus pecados no favor e na imagem de Deus; sua pessoa será justificada e sua natureza santificada; e ele terá direito e será qualificado para a salvação eterna; da qual também será feito participante, se continuar na fé que recebeu e não retroceder voluntariamente de sua confissão batismal.
Aquele que não crê – Com a fé descrita acima, seja batizado ou não batizado; será condenado, a saber, no dia do julgamento final, e em conseqüência dele perecerá eternamente.
Texto Bíblico em estudo: Mt 28.16-20
A missão a todos que seguem a Cristo
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.19-20).
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Mc 16.15-18).
“E lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.46-49).
Nestes três textos vemos três aspectos distintos daquilo que chamamos de “a Grande Comissão” ou “a Grande Missão da Igreja”. Mateus enfatiza o ensino: fazer discípulos, ensinando; Marcos salienta a pregação: evangelismo acompanhado de sinais e maravilhas, libertação de demônios e cura; e Lucas, por sua vez, confirma e sintetiza as ênfases anteriores: ensino e pregação (“que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações”), acrescentando, porém, o permanecer, na cidade, até serem revestidos de poder do alto. Ou seja, o congregar, o ser igreja, o ser corpo de Cristo com todos os membros capacitados por Deus e cheios do Espírito Santo.
Lemos nas cartas de Paulo aos Romanos (Rm 12.3-8), aos Efésios (Ef 4.11-12), e aos Coríntios (1 Co 12.4-31) acerca dos dons de Deus, de Cristo e do Espírito, concedidos aos santos para que estes desempenhem sua função no corpo de Cristo, cumprindo dessa forma o “Ide”, a ordem da grande missão da Igreja. Está bastante claro nestes textos que Deus quer ver seu plano de Salvação à toda a humanidade, sendo executado por todos nós. Para isso, ele distribui como lhe apraz, vários e diferentes dons espirituais, habilidades e talentos naturais para a execução de seu propósito eterno.
É interessante notar o “Ide” desses textos. Seja “Ide!” ou “Indo”, o mais importante é que temos que ir. Deus não nos quer parados! A ociosidade não é boa aos olhos de Deus ainda mais no eu tange a salvação de almas.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva