ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: : Como viver no mundo à luz da Bíblia
COMENTARISTA: JÁDER CRUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 6 – A CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender o propósito de Deus para a família e a importância dela em nossa vida.
Para refletir
“Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.” (Dt 5.16 - ACF).
A Célula Mãe da sociedade é a família, e a família é sustentada apenas quando a autoridade e o governo dos chefes (pai e mãe) da casa são mantidos e respeitados.
A ordem, então, de honrar os pais pode ser justamente considerada como afirmando o fundamento de todas as ordenanças e arranjos sociais. Onde os pais não são honrados, uma falha está na base e causa instabilidade de todo o tecido social, o colocando em perigo.
Texto Bíblico em estudo: Ef 6.1-4
A origem da família
Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. A família começa com o casamento. Quando Deus criou Adão e Eva, ele revelou seu plano básico para o casamento: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gn 2.24). Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher.
Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mt 19.6). Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Rm 7.1-3).
Dentro desta estrutura do propósito Divino, consideremos os papéis que Deus atribuiu aos homens, mulheres e filhos. A responsabilidade dos esposos é bem resumida em Efésios 5.25: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela".
O esposo tem que colocar as necessidades de sua esposa acima das suas próprias, mostrando devoção desprendida aos melhores interesses da "parte mais frágil" que necessita da sua proteção. Ele tem que trabalhar honestamente para prover as necessidades da família (2 Ts 3.10-11; 1 Tm 5.8).
Os pais são especialmente instruídos por Deus para preparar seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor (Ef 6.4). Este é um trabalho sério e, às vezes, difícil, mas com resultados eternos! Os espíritos de seus filhos existirão eternamente, ou na presença de Deus ou separados Dele. A maior meta de um pai para seus filhos deve ser a salvação eterna deles.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva