ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: APÓSTOLO PAULO, O GRANDE MISSIONÁRIO
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 9 – A TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender que mesmo em meio as dificuldades e perseguições enfrentadas a postura, a posição do apóstolo Paulo, continuava firme. Um exemplo da resiliência em prol do Reino de Deus na propagação do Evangelho para salvação de almas.
Para refletir
“E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.” (At 19.10- ACF).
De modo que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos - Aqui há uma lacuna que só pode ser parcialmente preenchida por inferência ou conjectura. Éfeso, provavelmente, veio a ser o centro da atividade do apóstolo Paulo, de onde se faziam viagens para cidades vizinhas; e, portanto, podemos legitimamente pensar que as outras seis igrejas de Apocalipse 2, 3 devem sua origem a ele. O crescimento da nova comunidade entre ambas as camadas da população tornou-se um fato notável e começou a contar sobre o número de peregrinos que traziam suas oferendas ao santuário de Ártemis, ou levavam memoriais dele.
A Ásia ouviu a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos - esta é a "porta grande e eficaz que lhe foi aberta" enquanto residia em Éfeso (1 Co 16.9), o que o induziu a torná-lo sua sede por tanto tempo . O caráter incansável e variado de seus trabalhos aqui é melhor visto em seu próprio discurso subsequente aos anciãos de Éfeso (At 20.17, etc.). E assim Éfeso tornou-se o "centro eclesiástico de toda a região, pois de fato permaneceu por um período muito longo" [Baumgarten]. Igrejas surgiram em Colossos, Laodicéia e Hierápolis ao leste, seja por meio de seus próprios trabalhos ou daqueles de seus fiéis ajudantes que ele enviou em diferentes direções, Epafras, Arquipo, Filemom (Cl 1.7; 4.12-17; Fm 23) .
O apóstolo Paulo e seus colegas de trabalho não se limitaram literalmente a Éfeso. As sete Igrejas da Ásia (como supracitado) podem ser razoavelmente ter sido fundadas neste período - todas as quais eram centros de comércio e todas ao alcance de Éfeso. Timóteo, além disso, pode muito bem estar trabalhando em Colossos, já que na Epístola aos Colossenses ele é mencionado com Paulo na inscrição da carta, embora este último não fosse conhecido pessoalmente pelas Igrejas de Colossos e Laodicéia, compreendendo sem dúvida helenistas e gregos, cf. Atos 11.20.
Texto Bíblico em estudo: At 20.17-24
A Terceira Viagem Missionária de Paulo
Tendo passado “algum tempo” na Antioquia, Paulo deixa o centro gentio e parte para outra viagem missionária, isso por volta de 54 d.C. Nada é dito sobre seus companheiros nesta ocasião. Ele “passou sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos” (At 18.23), e também dando instruções para a coleta em favor dos santos pobres em Jerusalém (1 Cor 16.1,2). Em pouco tempo ele chegou ao centro de sua obra na Ásia.
Éfeso esta época era a maior cidade da Ásia Menor, e a capital da província. Devido à sua posição central, era o ponto de encontro comum de várias personagens e classes de homens. A esta altura, Apolo tinha partido para Corinto, mas ainda havia outros doze discípulos de João em Éfeso. Paulo fala com eles sobre seu estado e posição pois não conheciam o batismo com o Espírito Santo.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva