ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: APÓSTOLO PAULO, O GRANDE MISSIONÁRIO
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 1 – A IGREJA E A ÉPOCA DO APÓSTOLO PAULO
Ao mestre
Neste trimestre estudaremos a vida e o ministério de um grande servo usado por Deus - o apóstolo Paulo. Sem dúvida, depois de nosso Senhor Jesus Cristo, o maior vulgo do Cristianismo. Paulo foi vocacionado para levar o nome de Jesus diante dos gentios (At 9.15), e cumpriu com esmero sua chamada.
Aprendemos acerca do apóstolos os gentios e esforcemo-nos para que com a graça de Deus e unção do Espírito Santo, possamos por em pratica, o amor e dedicação desse grande servo de Deus.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender a a importância do derramamento do Espírito Santo na Igreja, e a como o Império Romano facilitou a propagação do Evangelho.
Para refletir
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (At 1.8 - ACF).
A palavra testemunha é tradução do termo grego mártyr. Mártir é aquele que está disposto a morrer pela causa que defende. Como testemunhas de Cristo, devemos estar dispostos a morrer pela nossa missão. Com certeza isso não é uma tarefa fácil. Assim, o texto afirma que receberemos um poder para exercer esta missão. A palavra “poder” é traduzida do termo grego dynamis. Dynamis pode significar “poder, força, energia, capacidade”. É a raiz de nossa palavra dinamite, que dá uma ilustração interessante: o poder que recebemos, que é o próprio Espírito Santo recebido na conversão, é um poder interno muito grande, que nos capacita para exercermos a nossa missão de testemunhas.
O texto afirma ainda que devemos ser testemunhas tanto em Jerusalém, como em Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Jerusalém era a cidade local daqueles que estavam ouvindo a Jesus. Judéia era a região maior em que eles estavam. Samaria era uma região vizinha. E os confins da terra representavam o mundo todo. Quanto Jesus fala que eles deviam ser testemunhas tanto em Jerusalém como em Judéia e Samaria, e até os confins da terra, Ele mostra que isto deve acontecer simultaneamente. Ou seja, devemos fazer missões em nossa cidade, em nosso estado, nos estados vizinhos (nosso país), mas também no mundo todo.
Esta é a nossa missão. Sermos testemunhas de Jesus onde for possível. Que no o Espírito Santo possamos cumprir a nossa missão, testemunhando de Jesus em todos os lugares, seja indo e testemunhando pessoalmente, seja orando pelos missionários, seja contribuindo com aqueles que se dispõe a ir.
Texto Bíblico em estudo: At 2.38-47
O Pentecoste e o inicio do trabalho da igreja
‘Pentecostes’ foi o dia quando o Espírito Santo desceu para habitar nos seguidores de Jesus. Este é o dia em que a Igreja, os “chamados para fora” do mundo, os que decidiram servir a Deus, nasceu. Os acontecimentos estão registrados em no cap. 2 do livro de Atos na Bíblia. Naquele dia, o Espírito de Deus desceu sobre os primeiros 120 seguidores de Jesus e eles começaram a falar, em voz alta, em línguas faladas ao redor do mundo.
O acontecido criou tanta comoção que milhares de pessoas que estavam em Jerusalém na época vieram para ver o que estava acontecendo. Na frente da multidão reunida, Pedro ministrou a primeira mensagem do evangelho e ‘naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas’ (At 2.41). O número dos seguidores do evangelho estava crescendo desde que o domingo de Pentecoste.
O Pentecostes aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus. Foi durante estes 50 dias que os discípulos de Jesus se convenceram de que Jesus havia ressuscitado dos mortos. No domingo de Pentecoste eles tornaram sua crença pública com a pregação de Pedro e tudo mudou.
Lucas aponta para uma profecia do livro veterotestamentário de Joel, prevendo que um dia o Espírito de Deus seria derramado sobre todas as pessoas. O Pentecoste cumpriu essa profecia.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva