ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS
COMENTARISTA: RAFAEL LUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 7 – ACHADOS E PERDIDOS NO REINO
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender o maravilhoso amor de Deus no plano de Salvação de toda a humanidade. Por essa razão devemos anunciar o Evangelho, e dizer às pessoas que Jesus deseja que todos venham para a luz, e alcancem alegria e paz em seus corações.
Para refletir
“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lc 19. 10 - ACF).
Para o filho do homem, significando ele mesmo, que era verdadeiramente homem, e o Messias, e que era um de seus nomes no Antigo Testamento.
Veio: do céu, para este mundo, enviado pelo Pai, e com o seu pleno consentimento e boa vontade:
Buscar e salvar o que estava perdido: como todos os seus eleitos estavam em no pecado original de Adão, e também por suas próprias transgressões reais; e são considerados como tal (enquanto em estado de não regeneração) são particularmente as ovelhas perdidas da casa de Israel, uma das quais Zaqueu era, e assim as palavras são uma razão de Cristo olhar para ele, e chamá-lo por sua graça, e fazer uma descoberta de si mesmo e recebendo a salvação, veja Mateus 18.11.
Texto Bíblico em estudo: Lc 15. 3-7
Achados e perdidos
A Parábola da Ovelha Perdida é uma das parábolas de Jesus que fala sobre o maravilhoso amor de Deus. Essa parábola está registrada nos Evangelhos de Mateus e Lucas (Mt 18.12-14; Lc 15.4-7). Esta parábola mostra como o próprio Deus busca ativamente o pecador e se alegra quando o resgata.
Jesus estava cercado por publicanos e pecadores que se reuniram em torno Dele para ouvi-Lo. Os publicanos eram judeus que trabalhavam para o Império Romano, como coletores de impostos.
Os judeus da época consideravam os publicanos como traidores que extorquiam os próprios irmãos. Já os chamados “pecadores” eram todas as demais pessoas marginalizadas moralmente e de má reputação. Essas pessoas não viviam conforme as normas estabelecidas pelos rabinos; por isso acabavam excluídas da sociedade judaica pelos líderes religiosos. O povo judeu era aconselhado a não ter qualquer contato com essas pessoas, e muito menos comer com elas.
Entretanto, Jesus freqüentemente estava acompanhado dessas pessoas; inclusive Ele se assentava à mesa com elas (Lucas 5.27-29). Jesus até escolheu Mateus, um coletor de impostos, para ser um dos seus doze discípulos. Tais coisas faziam com que os fariseus e os escribas se escandalizassem e murmurassem.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva