ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: A História da Salvação
COMENTARISTA: THAIS A. G. DE PAULA MARTINS
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 4 – UMA PROMESSA, UMA ESPERANÇA
Para refletir
“Todos os profetas dão testemunho Dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome". (At 10.43 - NVI).
Podemos sem dificuldade representar para nós mesmos a impressão que essas palavras devem ter causado nos ouvintes ansiosos. Esta foi a resposta às suas dúvidas e perplexidades. Não submetendo-se à escravidão da Lei, não pela circuncisão e tudo o que ela implicava, mas pelo simples ato de fé em Cristo, e no poder do Seu Nome, ou seja, de todos os atributos e energias dos quais o Nome era o símbolo, eles, gentios como eram, poderiam receber aquela remissão de pecados que a consciência, agora despertada para sua plena atividade, lhes ensinava ser a condição indispensável de aceitação e de paz. A intensidade daquela emoção, a satisfação de todos os seus anseios anteriores, colocou-os subjetivamente numa condição espiritual que preparou o caminho para a maravilha que o versículo seguinte narra.
Texto Bíblico em estudo: Gn 3.14,15; Is 7. 14; 9.6.
A promessa feita no Éden
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; ferirá a tua cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gn 3.15).
Colocarei inimizade, etc. – Toda a raça das serpentes é, de todas as criaturas, as mais desagradáveis e terríveis para a humanidade, e especialmente para as mulheres: mas aqui se refere, segundo o texto, ao inimigo de nossas almas, que seduziu a mulher, e posteriormente ao homem à queda do patamar de semelhança moral com o Pai Criador.
E entre a tua semente – Todos os homens carnais e ímpios, que, em referência a este texto, são chamados de filhos e semente de Satanás; e sua Semente – isto é, sua descendência, primeiro e principalmente CRISTO, que, com respeito a esta promessa, é denominado, a título de eminência, sua semente (ver Gálatas 3.16,19 ), cujo único trabalho é ferir a cabeça da serpente, destruir a política e o poder do diabo. Mas também, em segundo lugar, todos os membros de Cristo, todos os crentes e homens santos, são aqui pretendidos, que são a semente de Cristo, que o vencem pelo mérito e poder de Cristo.
Compreendido por Cristo, a semente da mulher, seu calcanhar significa, primeiro, sua humanidade, pela qual ele pisou na terra, e que o diabo, por meio de homens ímpios, feriu e matou; e, em segundo lugar, seu povo, seus membros, a quem Satanás, de diversas maneiras, machuca, irrita e aflige enquanto estão na terra, mas não pode alcançar nem Cristo, sua cabeça no céu, nem a si mesmos quando forem avançados para lá.
Pela fé nesta promessa, os nossos primeiros pais e os patriarcas antes do dilúvio foram justificados e salvos; e para esta promessa, e para o benefício dela, servindo instantaneamente a Deus dia e noite, eles esperavam vir. E até os dias atuais todos que vivem ou parte desse mundo, creem e esperam nessa promessa feita no Éden.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva