ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Adolescentes A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
COMENTARISTA: Thaís A.G. de Paula Martins
COMENTÁRIO: PROFª. SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 1 - CRIADOS À IMAGEM DE DEUS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
2 - Cumprimentem os alunos.
3 - Perguntem como passaram a semana.
4 - Escutem atentamente o que eles falam.
5 - Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
6 - Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
7 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, perguntem:
O que vocês conhecem sobre a criação humana?
Aguardem as respostas. Anote-as no quadro branco. Falem que no final da aula vocês vão retomar estas respostas.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio dos alunos sobre o tema.
Em seguida, apliquem a dinâmica “Fui criado por Deus!”, que tem por objetivo refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, retomem as respostas dos alunos à pergunta lançada no início da aula e analisem se há alguma informação que precisa ser acrescentada, confirmada ou desfeita.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e as respostas dos alunos; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as respostas dos alunos e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para finalizar a aula.
Dinâmica: Fui criado por Deus
Objetivo: Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.
Material:
½ folha de papel ofício
01 lápis grafite
Procedimento:
- Escolham um aluno e peçam para que ele permaneça diante da turma.
- Distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.
- Peçam para que eles desenhem o colega, observando os detalhes, procurando ser o mais fiel possível ao que estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.
- Depois, recolham os desenhos e fixem no quadro.
- Observem os desenhos e deixem que os alunos analisem o resultado.
Alguém conseguiu no desenho se aproximar da realidade, isto é, reproduzir o colega? Por quê?
Observem as respostas.
Por mais que haja na turma alguém que desenhe bem, sempre haverá diferenças e o resultado não copia com exatidão os traços do colega.
Percebemos como é difícil desenhar. Imaginem fazer o primeiro ser humano!
- Agora, falem: Olhem para seus colegas. Observem as características dos colegas, são diferentes mesmo tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.
- Depois, enfatizem: Só Deus tem poder para criar com tanta perfeição e diferentes características entre as pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos são iguais. E as impressões digitais? Não há um ser humano que tenha impressão digital igual ao de outra pessoa.
- Perguntem: Afinal, somos produtos da criação de Deus ou da evolução?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, peçam para que os alunos repitam: Fui criado por Deus!
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2021/12/adolescentescurriculo-atual-historia-da.html Acesso em 31 dez. 2021