Jovens

Lição 7 - O milagre de andar por sobre o mar II

ASSEMBLEIA DE DEUS - VILA FRANCA DE XIRA/LISBOA-PORTUGAL

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens: MILAGRES DE JESUS : a fé realizando o impossível

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: PB. VALDEMAR QUAGLIO JÚNIOR

LIÇÃO Nº 7 – O MILAGRE DE ANDRA POR SOBRE O MAR

Jesus não nos livra “da”, mas “na” tempestade. Mesmo que achemos que a tempestade esteja demorando demais, confie nele, pois Ele tem um propósito para tudo o que acontece

JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUAS

Há várias coisas que fazem parte do imaginário humano, desde a infância. Quem nunca sonhou em voar como o Super-Homem? Quem nunca se imaginou escalando paredes como o Homem-Aranha? Quem nunca se pegou imaginando ter a capacidade de ler pensamentos? Por essas e outras, os super-heróis fazem tanto sucesso.

Entretanto, é interessante perceber que ao analisarmos os milagres de Jesus, nossa reação costuma ser diferente. Por ter sido Ele uma pessoa real na história, e por entendermos que os relatos dos Evangelhos são fidedignos, nos deparamos com uma situação que deixaria qualquer um com o queixo caído (como na verdade aconteceu com os discípulos diversas vezes).

No relato em que Jesus vai ao encontro dos discípulos andando sobre as águas (João 6:16-21; Mateus 14:22-33), Ele vai além do imaginário dos quadrinhos infantojuvenis. Ele não só se coloca acima das leis que regem a natureza, mas a própria natureza se curva à sua presença, como criança insegura que se acalma ao lado do pai.

Inúmeros ensinamentos podemos derivar deste episódio, mas vou destacar alguns que espero edificarem sua vida:

Mesmo quando obedecemos ao Senhor, estamos sujeitos a grandes tempestades.

O próprio Jesus falara aos discípulos para (sem Ele) entrarem no barco e atravessarem o Mar da Galileia (na verdade, um imenso lago). Quando a tempestade começou a ameaçar a integridade do barco e a vida de seus ocupantes, não deve ter demorado para que alguém levantasse a questão: “Mas, de quem foi essa ideia de navegarmos a noite, num tempo desses?” Foi do próprio Jesus! Obedecer à direção de Deus nunca foi garantia para apenas ventos favoráveis na vida de ninguém. Nem dos discípulos naqueles dias, nem em nossas vidas hoje. Precisamos entender que, não importa o que nos aconteça, se estamos caminhando firmes naquilo que recebemos de Deus, podemos até nos achar em meio a tempestades muito mais fortes que nós, mas Jesus sempre estará no controle, ainda que achemos que Ele não está por perto.

Jesus é soberano acima de toda e qualquer situação que nos aflige.

Quem somos nós diante de uma tempestade num pequeno barco à vela? Até experimentados pescadores temem por sua vida numa situação assim. E o que o filho de um carpinteiro, lá da praia, pode fazer para ajudar? Tudo, se este filho de carpinteiro é Jesus de Nazaré, o Cristo, o Filho de Deus, Criador de todas as coisas e, por isto, soberano sobre todas as coisas. Se for da vontade dele, água viva cimento, tempestade e trevas viram dia ensolarado. Basta apenas uma coisa: Sua presença em nosso meio. Muitos já disseram: Jesus não nos livra “da”, mas “na” tempestade. Mesmo que achemos que a tempestade esteja demorando demais, confie nele, pois Ele tem um propósito para tudo o que acontece. A vida do crente em Jesus nunca é rifada, entregue à sorte ou ao acaso.

Fonte: https://moldado.com/ebd-3%C2%BA-trimestre-2018-li%C3%A7%C3%A3o-7-para-jovens-o-milagre-de-andar-por-sobre-o-mar/ Acesso em 08 ago. 2018

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.