Jardim, Maternal e Berçario

Lição 4 - Maternal - Papai do céu fez o sol, a lua e as estrelas

CPAD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Maternal - Vamos conhecer o livro do começo?

COMENTARISTA: MARTA DORETO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 4 – PAPAI DO CÉU FEZ O SOL, A LUA E AS ESTRELAS

Objetivo da lição: Apontar o que Deus fez no quarto dia da criação: o sol, a lua e as estrelas.

Para guardar no coração: “[...] Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite [...]” (Gn 1.14).

Perfil da criança

“Ao notar uma criança de três ou quatro anos tentando abrir a boca de um gatinho, ou puxando-lhe as pálpebras, alguém pode tachá-la de malvada. Ao vê-la quebrar um brinquedo, podemos pensar que é destruidora. Estamos enganados. Trata-se, simplesmente, da sua necessidade de descobrir o mundo, explorar o desconhecido. Ela só quer ver ‘do que é feito’ e ‘como funciona’.

Não sugerimos que se incentive o maltrato aos animais ou a destruição dos objetos, mas que saibamos lidar com a situação, transmitindo à criança a noção de sofrimento, fragilidade e prejuízo, sem, contudo, estorvar-lhe as descobertas e o aprendizado. Deus a fez assim, naturalmente curiosa e investigadora, e isto deve ser usado como meio de ensino” (Marta Doreto).

Oficina de ideias 1

“Faça em sua sala de aula um cantinho com ‘As coisas que Deus fez’, (pedras, conchas, plantas, areia, água, penas, grãos, palhas secas, frutas, legumes, etc). Os artigos perecíveis devem permanecer apenas por uma aula; os comestíveis podem ser oferecidos à hora do lanche; e os demais devem ser acrescentados ou substituídos à medida que não mais representarem novidade ou interesse aos alunos. E lembre-se: eles não são apenas para serem vistos, mas tocados, cheirados, experimentados e... às vezes, estragados” (Marta Doreto).

Oficina de ideias 2

Retire cópia das figuras abaixo. Estenda uma folha de papel pardo no chão da classe, distribua tesouras e cola. As crianças vão recortar a figura e colar na folha de papel pardo.

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para ler-lhes as histórias do Livro do Começo em casa.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte:http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/maternal/792-licao-31.html Acesso em 19 jul. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.