Jardim, Maternal e Berçario

Lição 5 - Maternal - Papai do céu me dá inteligência

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Maternal - Vamos confiar?

COMENTARISTA: LUCIANA GABY

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 5 – PAPAI DO CÉU ME DA INTELIGÊNCIA

Objetivo da lição: Que o aluno compreenda que a inteligência é um presente de Deus.

Para guardar no coração: “[...] É El quem dá sabedoria aos sábios [...].” (Dn 2.21)

Bem-vindo

“Ao receber cada aluno, faça-o sentir-se especial e amado. Convide as crianças a usar a inteligência que o Papai do Céu nos dá, e aprender um cântico bem bonito para louvá-lo. Cante o corinho sugerido para a aula de hoje.

Sugestão de oração

“Papai do Céu, obrigado pela inteligência e a sabedoria que o Senhor me dá. Com elas, eu posso aprender a Bíblia e muitas outras coisas! Em nome de Jesus, amém”. (Marta Doreto)

Pense...

Quando o império babilônico precisou de homens cultos, que governassem ao lado do rei, os escolhidos para os cargos foram os jovens “instruídos em toda a sabedoria, sábios em ciência, e entendidos no conhecimento” (Dn 1.4). Não pense que a coisa está mais fácil hoje; ao contrário, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, requerendo profissionais especializados. Terá mais chance quem estiver melhor preparado.

Há quem diga que o estudo mata a espiritualidade, mas tal idéia não encontra respaldo na Bíblia. Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios — língua, escrita, tecnologia, etiquetas da corte, política, estratégias de guerra, etc (At 7.22). Entretanto, esse homem preparadíssimo foi fiel até o fim. Ao mencionar o seu preparo intelectual, a Bíblia destaca também a sua fé e fidelidade (Hb 11.23-27). Além disso, todo o seu saber foi colocado à disposição de Deus, e os seus conhecimentos ajudaram-no a conduzir os israelitas através do deserto. Portanto, leve a sério os seus estudos; dedique-se a ler e estudar. E acima de tudo, conte com Deus e busque sua bênção para os seus estudos” (Marta Doreto).

Perfil da criança do maternal

Afirmam os especialistas que uma criança desta faixa etária aprende mais através das emoções que pelos processos da mente. Então, faça de suas emoções um recurso para o aprendizado. Alcance-lhes a mente e o coração através de cânticos vibrantes, histórias cheias de suspense, e com um clímax realmente tocante. Coloque na sua voz e nas expressões corporais e faciais toda a emoção dos personagens da história. Nada é demasiadamente exagerado para a turma do maternal.” (Marta Doreto)

Sugestão para o versículo

Faça dois retângulos de cartolina de cor alegre, de aproximadamente 45 x 25 cm. Una os retângulos, colando três lados, formando uma espécie de envelope horizontal. Decore o envelope com figuras de lápis coloridos, a fim de que pareça uma caixa de lápis de cor. Com retalhos de cartolina de cores vivas e variadas, faça seis lápis de vinte centímetros de altura por sete de largura. Faça cada lápis com duas lâminas de cartolina coladas uma à outra, para que fiquem firmes. Em cada lápis, escreva uma palavra do versículo. Na “caixa”, escreva a referência. Ao memorizar o versículo, vá tirando os lápis um a um, e depois torne a guardá-los da mesma forma. Repita a operação quantas vezes forem necessárias. Depois embaralhe os lápis, e deixe que alguns voluntários os coloquem na ordem certa, dentro da caixa.

Explicação do versículo: A Bíblia está dizendo que é o Papai do Céu quem nos dá sabedoria. Nós precisamos de sabedoria e inteligência para aprender as coisas e para fazer tudo certinho. Você já sabe escovar os dentes sozinho? Que bom! Isto significa que você tem inteligência e sabedoria. Você entende a história bíblica que a tia conta, e aprende o versículo, porque é inteligente. É o Papai do Céu quem lhe dá inteligência e sabedoria. E agora, vamos usar a inteligência que o Papai do Céu nos dá para aprendermos o versículo da Bíblia. (Mostre o visual e memorize o verso). (Marta Doreto)

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Daniel 1.1-21.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/1200-li%C3%A7%C3%A3o-5-papai-do-c%C3%A9u-me-d%C3%A1-intelig%C3%AAncia.html Acesso em 01 nov. 2018

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.