Jardim, Maternal e Berçario

Lição 12 - Jardim de Infância - Um presente especial para o papai

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Jardim da Infância: Família, um presente do meu amigo

COMENTARISTA: CRISTIANE ALVES

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 12 – UM PRESENTE ESPECIAL PARA O PAPAI

Texto Bíblico: Lc 8.40-42, 49-56

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam compreender que Jesus cuida de todos nós, Ele é Poderoso para nos ajudar em todas as coisas.

Para memorizar:

“Deus me deu todo o poder no céu e na terra.” (Mt 28.18 - NTLH)

Aprendendo a Bíblia

Jesus estava andando por toda parte em Israel, mas ele sempre voltava para Cafarnaum, perto do Mar da Galiléia. E por onde andava, uma multidão ficava ao redor dele. Apertando, gritando, falando. Todos queriam estar com Jesus. Certo dia, Jesus estava voltando para Cafarnaum, quando um chefe da sinagoga (um líder da igreja) começou a pedir ajuda de Jesus, sem parar. Ele falava, gesticulava, fazia de tudo para que Jesus desse atenção a ele. Jairo estava com um problema e acreditava que Jesus poderia ajudá-lo.

Naquele momento, Jairo sabia que sua esperança era Jesus. Algumas vezes, nós também precisamos confiar que Deus vai nos ajudar. Nós sempre teremos dificuldades na vida, ficaremos doentes, e passaremos por outros problemas. Devemos crer que Deus quer nos ajudar, por isso, devemos sempre buscá-lo quando estivermos tristes, ou com medo.

No meio do caminho, no meio da multidão, apareceu uma mulher gritando a pedindo ajuda para Jesus. A mulher estava com uma doença há anos e ninguém podia curá-la. Sua única esperança era que Jesus ajudasse ela. A mulher tinha tanta fé, que apenas tocou nas roupas de Jesus para ser curada. Todos em volta ficaram impressionados, até Jairo. Pois aquela mulher tinha muita fé e confiança no poder de Deus.

No meio daquele tumulto, chegou alguém avisando que a filha de Jairo já estava morta. Não adiantava mais Jesus ir até lá, porque a menina, de doze anos, já tinha morrido. Jairo ficou muito triste, mas Jesus logo disse “não tenha medo, apenas creia, tenha fé”.

Crianças, o que será que Jairo pensou naquela hora. O que será que passava na cabeça de Jairo. Jesus ainda poderia fazer algo, Jesus poderia orar e dizer que em breve Jairo teria outra filha. Ele não tinha a menor ideia do que Jesus faria, mas ele manteve sua fé.

Jesus quer que todos nós tenhamos fé, independente do que acontece. Ele morreu e ressuscitou para que todos nós possamos crer que Ele tem poder para nos ajudar em todos os momentos.

Ao chegar na casa de Jairo, a casa estava cheia de gente. Amigos e familiares estavam lá tristes com a morte da menina. Quando Jesus chegou, disse que a menina estava dormindo. Então todos riram de Jesus, achando que ele estava falando besteira. Jesus, então, pediu para todos se retirarem. Só ficaram o pai e a mãe da menina, e mais três discípulos, Pedro, Tiago e João. Jesus tomou a criança pela mão e disse bem forte “menina, se levante”. Aquela menina se levantou e começou a andar. Os pais mal podiam acreditar.

A Bíblia nos ensina que devemos viver pela fé – Romanos 1:17 e foi isso que Jairo fez. Ele foi atrás de Jesus, e mesmo quando todos falavam que sua filha estava morta, Jairo ainda acreditava que Jesus poderia fazer algo para aliviar sua dor. Jesus não disse que não teremos problemas e momentos de tristeza, mas quando cremos no seu poder, sabemos como enfrentar cada situação para não ficarmos tristes, em depressão ou com angústia.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que depois que a menina começou a andar pela casa, Jesus pediu para que ninguém ficasse mais falando sobre aquilo e pediu para prepararem algo para a menina comer.

Quando crescemos e ficamos adultos, teremos muitos problemas e aflições. A fé em Deus não significa que não teremos mais dificuldades, significa que saberemos confiar que Deus está no controle de todas as coisas e que podemos acreditar que Ele tem o melhor para nós.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.