A grandeza da mulher em Provérbios 31

Imprimir

Pastor José Fernandes

São Paulo,27 de Fevereiro de 2023.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "A grandeza da mulher em Provérbios 31"

TEXTOS: Pv 31:10; Pv 31:1-31; Pv 18:22; Ec 9:9 !!!

31:10.Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis.

Hoje é o dia da Heroína e Rainha do lar ( Dia Internacional da Mulher)

Em nossa viagem e jornadear pela vida e existência deparamos com fatos que nos entristecem, outros, porém, trazem lições de vida e alegram também o coração. Nossa viagem tornará muito boa quando se despreza o rancor e se cultiva altos índices de amor para si e para os outros. Ele é o nosso combustível de todos os dias mesmo em diferenthes circunstâncias. A mulher, este ser abençoado e para mim sublime e abençoador. Deus outorgou a mulher, ser o instrumento para a continuidade e preservação da vida. A mulher torna nossa vida Agradabilíssima; contribuindo para nosso crescimento e bem estar. Social, psicológico, profissional e sobre tudo espiritual. Tão somente para nossa felicidade precisamos encontrar a mulher certa. Por acaso a “Virtuosa”. Diga-se de passagem: Deus me deu o privilégio desta felicidade.

Como filho de uma queridíssima e ilustríssima mulher; ser casado com uma linda e altruísta mulher; tive uma sogra abnegada e serva fiel de Deus. Tenho algumas cunhadas queridíssimas mulheres; quatro lindíssimas e amadíssimas irmãs mulheres; uma infinidade de sobrinhas queridíssimas mulheres. Uma lindíssima a e amadíssima princesa filha mulher; Deus me deu três lindíssimas e queridíssimas princesas, netas mulheres. Posso falar com propriedade sobre a mulher. Gostaria de honradamente, ter o alto privilégio, nas mulheres queridíssimas e lindíssimas da minha família, tributar uma homenagem às santas, ilustríssimas e abnegadas mulheres.

Não é sem propósito que o Cânon Sagrado a identifica a de Provérbios 31, como “Mulher Virtuosa”.

Uma mulher virtuosa é uma mulher que é honrada pela sua boa atitude diante dos outros, uma mulher que respeita e é respeitada, sábia, inteligente, que faz prosperar tudo o que toca, por isso é uma mulher que é superior os outras.

A mulher virtuosa é valorizada diante dos outras, porque também é vista como uma mulher exemplar que sabe controlar qualquer situação que surja.

“Quem achará?”

Uma “mulher virtuosa,” amável, respeitável, quem a pode encontrar? É por isso que esta é valorizada, porque, embora todas as outras mulheres sejam boas e honestas, esta destaca-se acima de todas as outras porque a sua virtuosidade está a outro nível. Nestes tempos difíceis, em que as mulheres são ensinadas a interessar-se apenas pelo dinheiro que um homem lhes pode dar, é bom ensinar sobre a importância real das mulheres e o seu papel no lar.

A mulher é a ajuda do homem, é ela que o ajuda a construir e sustentar a sua família, e é bom que a mulher esteja motivada para desempenhar esta tarefa de uma forma magistral: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior.

Provérbios 31:29 Como vimos no verso anterior, uma mulher virtuosa é aquela que não só faz o bem, mas o faz de uma forma que se destaca do resto.

“Feliz é o homem que a encontra”

A mulher virtuosa se destaca pela sua maneira de pensar e agir, pela grande ajuda que presta ao homen, pelas boas ideias e ensinamentos que traz à sua família.

Você é uma mulher que trabalha arduamente e cuida da sua família, que sustenta os seus filhos e cuida deles quando estão doentes? Esta é uma mulher virtuosa, que trabalha voluntariamente para ajudar em tudo o que tem a ver com o lar. Quem a encontrará?.

1 - Ela é digna da confiança do seu marido. (Pv. 31:11a).

“O coração do seu marido confia nela (...)

2 - Ela age de forma firme e resolvida.

(Pv. 31:17 “Cinge seus lombos de força e fortalece os seus braços”.

3 - Sabe que sua. responsabilidade não tem hora (Pv. 31:18a). “...sua lâmpada não se apaga de noite”.

4 - Suas atitudes revelam segurança absoluta

Pv. 31:21 “No tocante a sua casa não teme a neve, pois todos andam de lã escarlate”.

5 - As ações desta mulher são o adorno de seu marido.

Pv. 31:23 “Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciões da terra”.

6 - A família desta mulher se sente orgulhosa por causa das suas ações,

Pv. 31:28,29“Levantam-se seu filhos, e lhe chamam ditosa, seu marido a louva dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”.

7 - A visão desta mulher em relação ao futuro é otimista e confiante.

Pv. 31:25 “A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações”.

8 - Esta mulher não age apenas no espaço doméstico, suas ações também acontecem publicamente. “Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público louvarão as suas obras”.

9 - Ela manifesta generosidade dentro e fora de sua casa.

Pv. 31:12,20 “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado”.

10 - Ela é criativa e cheia de iniciativa.

Pv. 31:16 “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu. trabalho”.

11 - Ela é diligente e tem capacidade administrativa.

Pv. 31:15 CONCLUSÃO: Sensível, Moderada, Competente, Tem ambição. (Excelência deve ser a ambição de toda mulher.) Classe e Fineza. Marcas registrada!

Pv 18:22 O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR.

Ec 9:9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.