A grande ceia

Imprimir

Pastor José Fernandes

São Paulo, 13 de Abril de 2022.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "A Grande Ceia"

TEXTOS: Lc. 14.15-24; Ag 2.8; Jo 1.12; Mt 5.3; At 10.34; Jo 8.32; II Co 4.4; Ap 22. 20-21 !!!

Introdução: No Cânon Sagrado, O Senhor JESUS CRISTO, nos conta e, deixou registrado várias parabolas. Era uma maneira própria Sua, isto para melhor compreensão de seu público alvo, os discípulos e por extensão toda a humanidade. Nessa parábola Jesus conta que certo homem fez um grande jantar e convidou a muitos, ele convidou a muitos, como era rico, é bem possível que seus convidados eram gente importantes.

I- A Decepção Do Anfitrião Ante Seus Convidados

1º Convidado. Disse: Comprei um campo e preciso ir vê-lo. vv 18. Observa-se que, ele era um homem rico, pois ele havia comprado o campo sem ver, é possível que seu administrador houvesse efetuado a compra para o patrão.

2º Convidado. Disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los; vv.19. Ele tinha duas alternativas. Primeira poderia mandar um dos empregados fazer esse trabalho e segunda poderia testar a junta outro dia, pois os bois estavam guardados.

3º Convidado. Disse: Casei e, portanto, não posso ir. vv.20. No texto em apresso não diz que ele estava em lua de mel, e mesmo que estivesse, poderia adiar a noite de núpcias em detrimento a um convite importante. Já ouvi reportagens de jogadores de futebol que se casam e no dia de núpcias foram convocados para jogar na seleção de seu país e assim sendo, do altar correm para o aeroporto e depois da partida vão à lua de mel.

Nessa parábola o homem rico é tipo do próprio Deus. Deus é rico, e dono de tudo.

Ag. 2.8: "Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o : o plano que Deus tinha para realizar através deles. Sua querida nação (os Judeus) recusou a salvação e nós fomos adotados como filhos.

Jo. 1.12: Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome,"

II- No Segundo Convite Fomos Chamados

Pobres- Pobres neste texto não são os menos favorecidos financeiramente, mas sim aqueles que têm pobreza espiritual, e só Jesus o pode enriquecê-los. O pobre é aquele que necessita de algo.

Mt. 5.3: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;" Aleijados- o aleijado é aquele que falta alguma coisa. São os faltosos. Têm muitos que falta fé, amor, paz, honestidade e humildade. Deus não faz acepção de pessoas.

At. 10.34:"E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;"

Mancos- O manco é aquele que está vivendo com muita dificuldade na sociedade, sem perspectiva alguma, muitos até sob condenação na justiça por haver cometido algum delito. Só Jesus pode libertar o homem de sua vã maneira de viver

Jo. 8.32:"e conhecereis a verdade, e ia verdade vos libertará."

Cegos- São os que vivem na cegueira espiritual, só enxergam o que está na sua frente, vive na realidade material, e naquilo que enxergam na sua frente

2 Co. 4.4:"Nos quais o deus deste século cegou dos entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus."

Conclusão

Embora esta parábola originalmente se aplique a Israel e à sua rejeição ao evangelho, também podemos segundo a "Exegese" transliterar e aplicar, hoje, às igrejas e a cada crente professo. Aqueles que, inicialmente, aceitaram o convite, mas não compareceram, representam os que aceitaram (ou aparentemente aceitaram) o convite de Jesus à salvação, mas seu amor a Cristo e ao seu Reino Celestial se esfriou. Tais pessoas deixaram de ter como objetivo as coisas celestiais. Rejeitaram a admoestação bíblica de buscarem as coisas que são de cima, e não as que são da terra, enquanto esperam o aparecimento de Cristo. Sua esperança e sua vida se centralizam nas coisas deste mundo, e já não desejam uma [pátria] melhor, isto é, a Celestial. O versículo 22 indica que também haverá aqueles, cujo coração está ligado com Cristo no céu, e não nas vantagens desta vida. Oram juntamente com o Espírito e a noiva: Ora, vem, Senhor Jesus.

Ap 22.20-21: Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.A graça de nosso SENHOR Jesus Cristo seja com todos vós.Amém

Esta é a mensagem gloriosa com a qual S. Exa. O Glorioso, Maravilhoso e Majestoso Espírito Santo, encerra este Magnífico, Suntuoso e Pomposo Edifício chamado: "Bíblia Sagrada". Tão somente aguardamos ansiosamente o Faustoso Dia do SENHOR que, se avizinha, onde os remidos serão arrebatados!!!

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.