Judas, o sucesso de um ideal

Imprimir

NEY GOMES*

JUDAS, O SUCESSO DE UM IDEAL

“E, depois de molhar o pedaço de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes...” (Jo 13. 26 – NVT)

Apenas por estar ali, naquela altura dos acontecimentos, é que Judas nos mostra o quanto é capaz. É raro de se ouvir falar de uma qualidade assim, que cubra tão perfeitamente uma vida de fraudes e mentiras. Mas Judas era esse homem, de alma deslocada, de sentimentos estranhos e ao mesmo tempo habilitado para o exercício de ser amado por outros. Sem dúvida alguma – pelo que vou dizer adiante – o homem mais inteligente que estava sentado com Jesus naquela mesa.

Judas é oportunista, um destemperado nacionalista, violento, oportunista, avarento e por fim, ambicioso. Mas em sua lista de defeitos não cabe o “ser faccioso”. E por não ser faccioso é que Judas se revela aos olhos de Jesus, como alguém “tratável”. Daí, o “haroset” ser para ele. Dito por Craig S. Kenner como “... uma demonstração de honra a pessoa que recebia o alimento...” (Com. Histórico Cultural da Bíblia, pág. 344 – Ed. Vida Nova). O simbolismo do ‘haroset’ repousa na liberdade que não se consegue sem esforço. Que é preciso destruir os tijolos que criam as prisões que sufocam a bondade de nossos corações (Ex 1. 1- 14).

Judas é ambicioso, mas não faccioso. E a ausência desse defeito é que lhe permite ir tão longe (Pv 6. 19b). Gente inteligente não enxerga sucesso na divisão de nada. A inteligência é claro, não vai nos levar para o céu, mas ela pode nos levar até onde, por conta própria se pode chegar (Pv 21. 5). E isso, já é muito atraente para qualquer verdade divina que possa transformar a nossa vida! “Você já viu alguém muito competente no que faz? Ele servirá reis em vez de trabalhar para gente comum”. (Pv 22. 29 – NVT).

Os homens podem morrer, mas suas boas ideias podem ser aproveitadas!

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

*Pastor auxiliar dO Centro Evangelístico Internacional em Casemiro de Abreu/RJ

Adquira o livro do Pr. Ney Gomes - Êxito sobre os desertos - link: http://www.editorareflexao.com.br/exito-sobre-os-desertos/p/668