Temática da portentosa mão de Deus e segurança em nosso jornadear

Imprimir

Pastor José Fernandes

Hospital Nove de Julho da Vita Brasil, São Paulo, SP, 13/05/2026. São Paulo - Centro de Nefrologia e Hemodiálise

REFLEXÃO

TEMA: "A temática da portentosa mão de Deus e segurança fé aprovada"

TEXTOS: Ed. 8:31; Ex. 11:23;

Ed 8:31 E partimos do rio de Aava, no dia doze do primeiro mês, para irmos para Jerusalém; e a boa mão do nosso Deus estava sobre nós e livrou-nos da mão dos inimigos e dos que nos armavam ciladas no caminho.

Olhando para o Cânon Sagrado, entendemos como DEUS Em Sua Magnanimidade e presciência nos outorga o privilégio de sermos protegidos e guiados por ELE.m, estendendo Suas portentosas Mãos sobre Seus filhos, viajores nesta vida, sendo inteiramente dependentes DELE. Esse versículo de Esdras 8:31 destaca a jornada do povo de Israel de Aava para Jerusalém, enfatizando a proteção divina durante essa travessia. A referência à "BOA MÃO DE NOSSO DEUS”, sugere que Deus estava ativamente ajudando e protegendo seu povo, no controle de tudo, livrando-os de inimigos e armadilhas, na jornada empreendida.

Esse texto sagrado pode ser interpretado de várias maneiras:

1. Proteção Divina : A ideia de que Deus cuida e protege aqueles que seguem o caminho que Ele traçou.

2. Fé e Confiança: A confiança que o povo tinha em Deus durante a jornada, reconhecendo que Sua presença era fundamental para o sucesso da missão.

3. Jornada Espiritual e Física: A viagem não era apenas uma deslocação geográfica, mas também uma jornada de retorno à fé e à identidade espiritual em Jerusalém.

Esses temas são comuns em textos bíblicos e refletem a relação íntima entre o povo e Deus.

A jornada do povo de Israel de Aava para Jerusalém, conforme descrita em Esdras 8:31, pode ser comparada a outras migrações significativas ao longo da história, tanto em contextos religiosos quanto seculares. Aqui estão alguns pontos de comparação:

I. MOTIVOS ESPIRITUAIS E RELIGIOSOS

- Êxodo dos Israelitas: Assim como a viagem de Esdras, o Êxodo do Egito para a Terra Prometida foi uma busca por liberdade e um retorno à terra prometida por Deus. Ambos refletem a busca pela identidade e pela relação com Deus.

I. SEGURANÇA E LIBERDADE

- Migração dos Refugiados: Muitas migrações contemporâneas, como a fuga de refugiados escapando das guerras e conflitos de países tumultuado e oprimidos por ditadores em busca de asilo.

Refletem o desejo de escapar de perseguições e encontrar segurança, similar ao que o povo de Israel enfrentou.

- Migração dos Europeus para as Américas: Muitas pessoas deixaram a Europa em busca de liberdade religiosa e oportunidades econômicas, assim como os israelitas buscavam retornar ao seu lar em Jerusalém.

III. RELAÇÃO COM A TERRA PROMETIDA

- Colonização e Conquista:

A migração de colonizadores para novas terras, como a colonização britânica na América, muitas vezes envolvia a busca por novas oportunidades, embora frequentemente à custa dos povos nativos, contrastando com a jornada dos israelitas, que era uma reivindicação de uma terra prometida.

- Retorno dos Judeus à Palestina: No século XX, o retorno dos judeus à Palestina após o Holocausto e a busca por um lar seguro também ecoa a jornada de Esdras, buscando um lugar de pertencimento e identidade.

VI. SUPERAÇÃO DE DESAFIOS

- Viagens de Imigrantes: Muitas migrações são marcadas por dificuldades, como a jornada perigosa de imigrantes em busca de uma vida melhor. A proteção mencionada na jornada de Esdras ressoa com os desafios enfrentados por muitos imigrantes que dependem de ajuda e proteção durante suas travessias.

CONCLUINDO

A jornada do povo de Israel de Aava para Jerusalém é um microcosmo de experiências humanas universais relacionadas a migrações, incluindo busca por liberdade, segurança, identidade e proteção divina. Essas comparações mostram que, apesar das diferenças temporais e culturais, os temas fundamentais da experiência humana permanecem consistentes. Todas as nossas jornadas empreendidas, principalmente a espiritual a qual marchamos em demanda ao Céu, onde nosso destino é impreterivelmente certo onde iremos morar eternamente.

Nm 11:23 Porém o SENHOR disse a Moisés: Seria, pois, encurtada a mão do SENHOR? Agora verás se a minha palavra te acontecerá ou não

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESP.