Lição 1 - Jacó e sua grande família

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Primários- Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo.

COMENTARISTA: TATIANA COSTA

COMENTÁRIO: PROF. MATHEUS ARAÚJO DA SILVA

LIÇÃO Nº 1 – JACÓ E SUA GRANDE FAMÍLIA

Introdução ao Trimestre

Olá novamente, professor e professora. Está começando mais um trimestre. Um novo trimestre em branco para trabalharmos e aperfeiçoarmos nossas crianças. Novas oportunidades, ideias, chances e coisas novas.

Nestes três meses aprenderemos e ensinaremos sobre José, um homem conhecido por nós – ou não. Nos aprofundaremos na história deste rapaz e mais: vamos viajar e entrar nesta história, vivendo e sentindo o que ele sentiu.

Focaremos numa frase com três aspectos sobre o agir de Deus sobre nossas vidas: Deus age de maneira estranha, de maneira imprevisível e de maneira perfeita. Isso de manterá por todo o trimestre.

José foi atingido por diversos contratempos e dificuldades, e ainda assim ele não desistiu e Deus completou na vida dele o Plano Divino. Por meio de José, todo um país – milhares de pessoas – puderam se salvar da perdição e da morte causada pela fome.

Tenha um bom trimestre, e mãos a obra!

Lição 1 – Jacó e sua grande família

Jacó – ou Israel – teve doze filhos (que futuramente seriam as doze tribos de Israel). Ele era uma pessoa bem determinada e objetiva, e mesmo em todas as vezes que ele parecia estar atrapalhando todo o plano de Deus, o Senhor não desistiu dele.

Objetivo

Que seus alunos compreendam que Deus é fiel mesmo que nós nós não somos fiéis a Ele.

Memória em Ação

Numa folha sulfite comum, instrua seus alunos a desenharem a bandeira de Israel e escreverem o nome dos doze filhos de José (Ruben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim), e a escreverem o versículo tema

“Os seus descendentes vão formar uma grande nação (Gn 12.2)”

Explorando a Bíblia

Se lembram da promessa que Deus fez à Abraão? “Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu Gênesis 26:4a”. Deus havia abençoado Abraão e este teve filhos, e seus filhos tiveram netos. Jacó, o neto de Abraão, filho de Isaque, teve doze filhos. A promessa e a Aliança que Deus fez com Abraão, Ele repetiu com Isaque e a manteve com Jacó.

Jacó se casou com Léia, depois de trabalhar muitos anos para se casar com ela. Com Léia, Jacó teve quatro filhos: Rúben, Simeão, Levi e Judá. Neste mesmo tempo, Raquel (a outra esposa de Jacó) descobriu que não poderia ter filhos. Então entregou sua serva, Bila, para ter um bebê com Jacó. De Bila nasceram dois meninos: Dã e Naftali. Léia resolveu fazer o mesmo e deu sua serva, Zilpa, para ter bebês com Jacó. Zilpa teve duas crianças: Gade e Aser. No fim, Léia teve mais dois filhos: Issacar e Zebulom.

Algo interessante de se ressaltar é que Deus nunca aprovou o casamento com mais de um cônjuge. Podemos citar três versículos que provam que Deus quer casamento apenas entre um homem e uma mulher.

“O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa. 1 Timóteo 3:12

É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; 1 Timóteo 3:2

É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Tito 1:6”

Mesmo assim estes homens se casavam com mais de uma mulher. Isto sempre causava problemas, pois não era da Vontade do Senhor. Tudo o que não corre junto da Vontade de Deus nos trará problemas. Deus não é um tipo de ser que quer nos fazer escravos ou que ama inventar regras. Deus quer nosso melhor, e nos dar liberdade. Frequentemente nós que nos fazemos desmerecidos desta liberdade. Aí são necessárias regras.

Por fim

Deus teve misericórdia e concedeu a Raquel ter um filho. Ele se chamou José, e por ser filho da mulher que ele mais amava, era o preferido de Jacó. Mais tarde Jacó teve também uma menina: Diná.

Os casamentos com mais de uma mulher sempre trás problemas, muitos mesmo, e veremos como tudo isso continuará na aula que vem!

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva