Lição 12 - A história de um casamento

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Primários: Conhecendo algumas histórias de Jesus

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 12 – A HISTÓRIA DE UM CASAMENTO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que a seu aluno compreenda que para herdar a vida eterna, é preciso obediencia e perseverança em servir a Deus.

Memorizando

"Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos". (Mt 22.14– NVI).

Texto Bíblico em estudo: Mt 22.1-14

Explorando a Bíblia

Jesus contou a história de um rei que organizou uma festa para o casamento do seu filho. O rei envia seus servos para que chamassem os convidados dessa festa; porém, os convidados rejeitam o convite do rei e não comparecem ao evento. O governante ainda insiste na presença desses convidados mandando que outros de seus servos lhes informassem o que haveria na festa: banquetes, bois e outros animais cevados. O rei queria demonstrar que havia comida de sobra para todos os convidados (tudo na esperança de persuadi-los para que comparecessem). Ainda assim, os convidados não se importam com o convite e continuam a cuidar dos seus compromissos cotidianos demonstrando com isso que cada julgava ter algo melhor para fazer. Outros demonstram serem ainda mais cruéis e matam os emissários do rei.

Ao tomar conhecimento do que havia sucedido, o rei ordena que seu exército mate aqueles convidados e incendeie a cidade. Em seguida o rei ordena que seus servos convidem para a festa todas as pessoas que eles encontrassem pelo caminho (não importando a condição social ou moral de cada convidado).

Ao chegarem à festa, um dos convidados se apresenta diante do rei sem as vestes apropriadas para a ocasião. Não conseguindo se justificar, o convidado tem as mãos e os pés amarrados e é colocado para fora da festa nupcial. O convidado que foi rejeitado foi lançado nas trevas, isto é, longe das luzes da festa de casamento (que acontecia à noite).

O fato do convidado excluído estar, sem a veste nupcial, presume negligência uma vez que os servos do rei haviam dado aos demais convidados as veste em questão, uma vez que todos foram trazidos às pressas, e a maioria não estava vestida de modo apropriado. A julgar por parábolas rabínicas semelhantes, o homem simplesmente havia continuado os seus afazeres até que fosse tarde demais para ir para casa e se trocar.

Aplicação da lição

Enfatizar aos pequenos que o rei (Deus Pai) organizará uma grande festa em celebração da redenção final do Seu Filho (Jesus). O convite de Deus é extensivo a todos e tantos quantos quiserem podem vir (cf. Apocalipse 19.9). Os convidados da parábola de Jesus, tiveram a liberdade de recusa. No entanto, todos que recusarem o convite de Cristo serão excluídos da celebração da redenção final. Deus convida a todos, mas não haverá obstáculo ao seu propósito pelos que rejeitarem o chamado. Os que vieram foram escolhidos para sempre.

O versículo 14 é uma referência a um provérbio antigo.

Aqui, ele indica que Deus chama os pecadores em geral para que recebam sua salvação, mas também que há uma eleição específica que conduz alguns dos chamados até Ele. Ao mesmo tempo, o homem é considerado responsável por sua rejeição de Cristo, seja ela devido à indiferença (cf. v.5), à rebelião (cf. v.6) ou à justiça própria (cf. v.12).

As pessoas consideradas nos versículos 2-6 são os líderes religiosos em Jerusalém, que maltrataram e mataram os profetas enviados pelo Senhor. Um exemplo disso foi João Batista (cf. Mateus 21.23-27).

Assim como Israel, hoje muitos estão ocupados demais com os seus afazeres aqui na terra que acabam por rejeitar o convite (convocação) do grande Rei Jesus para fazer parte dos Seus propósitos divinos. E ao agirem assim, tornam-se automaticamente excluídos da Salvação do Senhor que é oferecida a toda a humanidade. Sem falar que, atitudes assim, demonstram uma total falta de reconhecimento do sacrifício salvífico de Jesus, efetuado na cruz do Calvário, em favor de nós.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://2.bp.blogspot.com/-0WXtha2oUsg/TtlBwHpZMGI/AAAAAAAANMU/oVPmcUTMDVo/s1600/licao-9-atividade+c%25C3%25B3pia.jpg

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.