Lição 7 - Jesus cura a mão de um homem

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Primários: Conhecendo os milagres de Jesus

COMENTARISTA: GLÁUCIA LEAL

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 7 – JESUS CURA A MÃO DE UM HOMEM

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que Deus está sempre pronto a abençoar os que Nele confiam.

Memorizando

“Pois em Deus não há parcialidade". (Rm 2.11 – ARC).

Texto bíblico em estudo: Mc 3.1-6.

Explorando a Bíblia

Depois que Jesus saiu de um lugar chamado na Bíblia de Seara, onde seus discípulos colheram espigas, entrou com eles na sinagoga dos fariseus.

Estava lá dentro um homem que tinha uma das mãos ressequida.

Dizer mão ressequida significa dizer mão seca ou ressecada. A mão que não se desenvolve com o passar do tempo. Isto é, não cresce e não fica igual à outra mão. Uma pessoa com essa enfermidade dificilmente consegue desempenhar atividade normal. Fica sempre na dependência de outras pessoas, para que a ajudem nas tarefas diárias.

Pois bem, lembremos que os fariseus já tinham incomodado Jesus lá na Seara. Lá, eles repreenderam severamente o Mestre porque seus discípulos colhiam e comiam espigas, no sábado.

O dia em que acontece nossa história era sábado. Os fariseus entraram na sinagoga e se aproximaram do Mestre, como o objetivo de irritá-lo. Gostavam de fazer isso. Porém, Jesus se mantinha calmo diante das ameaças deles. Eles perguntavam o que queriam. E Jesus lhes respondia conforme o que estava escrito nas Escrituras.

– É lícito curar no sábado?

Conforme lemos no paragrafo anterior, eles perguntaram isso com o objetivo de enfurecer Jesus, a ponto de terem razão para incriminá-lo.

Jesus lhes respondeu com um questionamento, que os deixou sem ação:

– Qual de vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, no sábado ela cair numa cova, não vai apanhá-la e tirá-la de lá?

Imagine o silêncio que reinou no local. Os fariseus nada responderam. E Jesus continuou:

– Quanto mais vale um homem do que uma ovelha? Logo, é lícito fazer bem nos sábados.

Logo após dizer as palavras acima aos fariseus, que ficaram sem dar resposta, Jesus disse ao homem que tinha a mão ressequida:

– Estende a tua mão.

Jesus não perguntou qual era a doença. Desde quando ele estava com a mão assim. Muito menos se sentia dor. Apenas pediu ao homem que lhe estendesse a mão.

O homem estendeu a mão doente, e ela ficou curada na hora. Ficou igualzinha a outra mão dele. Crescida, desenvolvida, um milagre! Agora não tinha mais a mão ressequida.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Jesus continua a abençoar e curar a todos que Nele creem.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-OKfnow042oc%2FWwnrZvddvmI%2FAAAAAAAAAVo%2FuA_RH5_l1cAH6EcXx_SWzZEf_Rn5c3GqACLcBGAs%2Fw1200-h630-p-k-no-nu%2F26-5%252Bdomingo%252B3-6-9%252Bdomingo%252Btc%252BJesus%252Be%252Bo%252BSenhor%252Bdo%252BSabado%252B-%252Bcomplete%252Be%252B%252Bpinte.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.tvcriancacatolica.com%2F2018%2F06%2Fjogo-complete-e-pinte-jesus-cura-o.html&tbnid=O4ZG9Tf3yNmDXM&vet=12ahUKEwjTlMmRk5_pAhXOA7kGHZAGAw0QMygJegUIARCAAg..i&docid=p1SqBK3P2h97gM&w=1062&h=558&q=jesus%20cura%20a%20m%C3%A3o%20de%20um%20homem&hl=pt-BR&authuser=0&ved=2ahUKEwjTlMmRk5_pAhXOA7kGHZAGAw0QMygJegUIARCAAg

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.