Lição 10 - O governo da igreja II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Pré-Adolescentes: IGREJA, UM LUGAR DE COMUNHÃO

COMENTARISTA: TATIANE ALVES

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 10 – O GOVERNO DA IGREJA

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Governo da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Liderança e novos líderes”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Liderança e novos líderes

Objetivos:

Enfatizar a importância da liderança formar e treinar novos líderes.

Analisar as consequeências da falta de liderança para um grupo.

Material:

01 bexiga para cada aluno

Local de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.

Procedimento:

Antes da aula:

- Combinem com alguns alunos para que durante a atividade que será realizada, eles saiam deixando sua bexiga para que os que ficarem não a deixem cair.

Por exemplo, uma classe com 10 alunos, 01 deve ficar.

Na aula:

- Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar.

- Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.

- Em seguida, deem um comando para aqueles alunos que vocês falaram anteriormente comecem a sair, mas suas bexigas permanecerão.

- Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.

- Continuem retirando até deixar uma pessoa.

- Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.

- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.

O que eles perceberam quanto a falta de um líder para pedir ajuda aos colegas, incentivar para que os demais retornem para colaborar?

Alguém se dispôs voluntariamente a ajudar aquele que permaneceu até o final?

- Depois, falem:

Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).

Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/01/pre-adolescentescurriculo-20222023.html Acesso em 30 de Mai de 2023.