Lição 1 - Uma nova fase II

Imprimir

p>ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Pré-Adolescentes - Pré-adolescência, que fase é esta?

COMENTARISTA: THIAGO DA SILVA SANTOS

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 1 – UMA NOVA FASE

Texto Bíblico Ec 3.1-15

Introdução

Existem diversos textos bíblicos que tratam dessa importante fase da vida humana. A verdade é que Deus se importa muito com os adolescentes e quer vê-los felizes e instruídos nos caminhos do Senhor. A Bíblia diz em Eclesiastes 12:1: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles.” Infelizmente, muitas pessoas não se lembram de Deus “nos dias da mocidade” e pensam que Deus só deve ser lembrado nos “dias de angústia” ou no “vale da sombra e da morte”. É claro que podemos nos lembrar de Deus nesses momentos difíceis da vida, mas o que Salomão quer nos dizer é que devemos buscar ao Senhor quando ainda somos jovens e temos toda a vida pela frente. Quem tem Jesus na mocidade não deixará de tê-Lo na velhice!

Deus quer ser nosso melhor amigo em todos os momentos. Ele deseja estar ao lado dos adolescentes na decisão da carreira profissional, na hora de decidir com quem se relacionar e formar amigos, etc. É justamente nessa fase que mais precisamos da direção divina! E Deus está disposto a nos ajudar.

Deus se interessa mais na boa vontade do que na idade. Foi assim com o pequeno Samuel que, mesmo sendo um menino, foi usado por Deus nos serviços do Templo. Ao contrário dos filhos do sacerdote Eli, Samuel cresceu em estatura e graça diante dos homens de Deus e dos homens (1 Samuel 2:26). A Bíblia diz ainda em 1 Samuel 2:18: “Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de um éfode de linho.” Que lindo ver um menino trabalhando para Deus!

Sabe o que mais Deus pede das crianças e adolescentes? A Bíblia diz em Colossenses 3:20: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.” Os pais são representantes de Deus aqui na Terra e merecem todo o nosso respeito. O melhor presente que podemos oferecer aos nossos pais é a obediência. Você se lembra do quinto mandamento da Lei de Deus? A Bíblia diz em Êxodo 20:12: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Honrar implica em amar, obedecer, respeitar e ajudá-los nas tarefas domésticas. Essa honra deve durar por toda a vida, como diz Provérbios 23:22: “Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer.” Quem fizer isso, terá vida longa! Essa é a promessa feita por Deus no quinto mandamento.

Os filhos devem aprender com os seus pais. A Bíblia diz em Provérbios 1:8: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe.” O próprio Jesus seguia à risca essas palavras. A Bíblia diz que Ele era submisso aos seus pais (Lucas 2:51). Que exemplo para nós! Precisamos aprender com Cristo a maneira correta de vivermos. A Bíblia diz ainda em 1 Timóteo 4:12: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” Assim como Cristo viveu, devemos fazer o mesmo, dando o exemplo para as outras pessoas.

A Palavra de Deus nos exorta ainda a cuidarmos com as más companhias. Os jovens devem ter cuidado na escolha de amigos. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22: “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” Não é pecado ter prazer. Pecado é se afastar de Deus e colocar a vontade própria acima da vontade de Deus. Os filhos de Deus não são dominados pelos desejos impróprios, mas preservam a pureza de coração. Então, surge a pergunta do salmista: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta?” Ele responde: “Vivendo de acordo com a tua palavra” (Salmo 119:9). Há na Bíblia uma linda promessa para aqueles que mantém o coração puro: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mateus 5:8).

Como deve agir o jovem em um momento de pressão? Imite o exemplo de José, que fugiu da paixão da mulher de Potifar. Fugir das paixões significa correr para Deus e fazer a Sua vontade. Essa é a melhor escolha a ser feita! Que Deus lhe abençoe ricamente!

Fonte: http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/familia/o-que-a-biblia-diz-sobre-os-adolescentes/

I- Que fase é essa?

A adolescência é o período entre a infância e a idade adulta, caracterizada por alterações no desenvolvimento biológico, psicológico e social. Biologicamente o início é sinalizado pela aceleração rápida do crescimento do esqueleto e pelo início do desenvolvimento sexual; psicologicamente, o início da adolescência é sinalizado por uma aceleração do crescimento cognitivo e da formação de personalidade; socialmente, este é um período de preparação intensificada para o futuro papel de um jovem adulto. O início e a duração da adolescência são variáveis.

É útil fazer a distinção entre puberdade, que é um processo físico de mudança, caracterizado pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias, e a adolescência, que é um processo de mudanças psicológicas. Sob circunstâncias ideais, os processos são sincronizados.O final da adolescência ocorre quando o adolescente recebe plenas prerrogativas de adulto.A adolescência geralmente é dividida em três períodos:

1- Pré-adolescência ( 11 aos 14 anos )O marco principal da pré-adolescência é o aparecimento da puberdade. As características incluem o desenvolvimento dos seios, alargamento nos quadris nas mulheres e avanço na altura, e crescimento de pêlos faciais e mudança no tom de voz, nos homens.

2- Adolescência intermediária ( 14 aos 17 anos )Dois importantes eventos biológicos ocorrem, durante este período,os meninos finalmente alcançam e ultrapassam a altura e peso das meninas; a menarca (início da menstruação) já ocorreu na maioria das meninas. Conseqüentemente, os temas de sexualidade, imagem corporal, gravidez, popularidade e identidade estão entre as múltiplas preocupações, freqüentemente opressivas aos adolescentes, durante este estágio.

3- Adolescência tardia (17 aos 20 anos)Este período dura por cerca de três a quatro anos e termina quando os relacionamento do adulto jovem são estabelecidos. É uma fase de fortes sentimentos e emoções, com intensos relacionamentos de oposição. Duas importantes tarefas durante este período são: Transformar-se, de uma pessoa dependente, em uma pessoa independente e estabelecer uma identidade. Ambas as tarefas são assumidas durante a adolescência, mas estendem-se até a idade adulta e devem ser retrabalhadas ao largo de todo o ciclo vital.

Fonte: https://adolescentesevangelicos.wordpress.com/

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.