Lição 13 - A igreja preparada I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Pré-Adolescentes: A SEGUNDA VINDA DE CRISTO E O MUNDO VINDOURO

COMENTARISTA: TATIANE ALVES

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 13 – A IGREJA PREPARADA

Texto da lição - Lucas 21.24-26

A Bíblia diz:

“Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.” Cl 4.2

Objetivos da lição

Compreender a importância de vigiar constantemente.

Entender que a preparação é algo intencional.

Conscientizar sobre a necessidade de estar preparado para a volta do Senhor.

Introdução

É inegável que estamos vivendo o tempo do fim. Nenhuma geração jamais viu e viveu os sinais do retorno da vinda de Jesus como a nossa geração. A bíblia no alerta em Lucas 21:28 “Que quando essas coisas estivessem para acontecer deveríamos olhar para cima porque a nossa redenção estaria próxima”. A segunda vinda de Cristo é o Evento central e um dos temas mais tratados nas Escrituras. Há aproximadamente 2400 referências diretas e indiretas sobre a volta de Jesus 8 vezes mais do que os anúncios da sua primeira vinda. A razão para isso é para que não perdêssemos o foco e estivéssemos preparados. No entanto, apesar das advertências e dos alertas das Escrituras, pouco se tem ouvido ou comentado a respeito desse assunto. Até mesmo os crentes estão vivendo como se Cristo não fosse voltar, como se a vida se resumisse apenas a esta dimensão terrena.

Fonte; http://prkleberson.blogspot.com/2017/04/uma-igreja-preparada-para-vinda-de.html

1- A vigilância

Vigiar significa “observar, prestar atenção”. O verbo “vigiar” traduz pelo menos cinco palavras hebraicas no Antigo Testamento e outras cinco palavras gregas no Novo Testamento. Na Bíblia a palavra “vigiar” é aplicada em diferentes contextos.

Mas o mais importante para a vida prática cristã é aquele sentido em que vigiar implica na ideia de ficar acordado, estar alerta o tempo todo com o objetivo de evitar o comportamento negligente ou indolente que pode levar alguém a cair em alguma cilada ou ceder a alguma tentação que acaba enfraquecendo sua fé em Cristo (cf. Mateus 24:42; 25:13; 26:41; 1 Coríntios 16:13; 1 Tessalonicenses 5:6; 1 Pedro 5:8; Apocalipse 3:2; 16:15; etc.).

Todos nós precisamos de vigilância espiritual. São inúmeras as recomendações bíblicas acerca da importância da vigilância constante para o crente. Diariamente somos submetidos a diversas tentações, e diante disso o conselho do Senhor Jesus é: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação“ (Mateus 26:41).

A importância da vigilância espiritual

Diversas vezes durante seu ministério, o Senhor Jesus Cristo falou sobre essa verdade. Muitas parábolas de Jesus tratam exatamente acerca da questão da vigilância espiritual. Uma dessas parábolas é a Parábola dos Dois Servos (Mateus 24:41-48).

Nessa parábola Jesus contrasta o comportamento de um bom servo com o comportamento do mau servo. O bom servo, na ausência de seu senhor, procura obedecer e cumprir diligentemente o que lhe fora ordenado. Ele se ocupa de seu trabalho com constante vigilância sabendo que tão logo seu senhor retornará.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira

Esboço da Lição 13 - A igreja preparada - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 13 - A igreja preparada - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Size: 261.22 KB