Lição 13 - A recompensa por fazer o que é certo II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Pré-Adolescentes: Sábios conselhos de Provérbios para o pré-adolescente cristão

COMENTARISTA: Evelyn Ruas

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 13 – A RECOMPENSA POR FAZER O QUE É CERTO

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Recompensa Por Fazer o Que É Certo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo sobre o tema, apliquem a dinâmica “Eu, um samaritano".

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eu, um samaritano!

Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva, como ato de generosidade.

Material:

Bíblia - Lc 10. 30 a 35

06 alunos: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.

Procedimento:

- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.

- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.

- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.

- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?

Aguardem as respostas.

- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/pre-adolescentescurriculo-2022-biblia_24.html Acesso em 19 de Dez. 2022