Lição 4 - A importância da disciplina II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Pré-Adolescentes: Sábios conselhos de Provérbios para o pré-adolescente cristão

COMENTARISTA: Evelyn Ruas

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 4 – A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Importância da Disciplina, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Contrato de Convivência”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Contrato de Convivência

Objetivos:

Proporcionar reflexão sobre a importância da disciplina.

Aplicar punições para os infratores das regras.

Elogiar os cumpridores das normas

Material:

01 folha de papel madeira ou cartolina

01 pincel atômico

01 rolo de fita adesiva

01 cartão amarelo

01 cartão vermelho

Procedimento:

- Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.

- Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:

1 – Não usar o celular.

2 – Não conversar.

3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.

4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.

Escrever as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.

- Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.

- Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções(as punições) para os “Infratores”, por exemplo:

1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.

2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.

3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.

- Também devem pensar como “premiar” os cumpridores das regras, por exemplo;

1 - Elogiar: Parabéns, muito bem etc.

2 – Distribuir balas ou chocolates.

- Escrever as punições na folha de papel madeira ou cartolina.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, observando as regras, aplicando as correções e ao final parabenizem os alunos cumpridores das normas.

- Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/pre-adolescentescurriculo-2022-biblia_24.html Acesso em 17 Out 2022