Lição 3 - A sabedoria e o temor do Senhor I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Pré-Adolescentes: Servindo a Deus com meus talentos

COMENTARISTA: EZEQUIEL PEREIRA DA SILVA

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 3 – A SABEDORIA E O TEMOR DO SENHOR

Texto da lição

A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Provérbios 1:20

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,

Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;

Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,

Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,

Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.

Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,

Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.

Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.

Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, Provérbios 2:1-10

A Bíblia diz:

“ E ele disse aos seres humanos, para ser sábio é preciso temer o Senhor , para ter compreensão é necessário afastar-se do mal “ Jô 28.28

Objetivos da lição

Entender o conceito de sabedoria

Reconhecer a diferença entre o medo e o temor ao Senhor

Apontar atitudes que nos levam a honrar a Deus 

 Introdução

A sabedoria é a capacidade para fazer boas escolhas e distinguir o que é bom do que é ruim. De acordo com a Bíblia, a verdadeira sabedoria só pode ser alcançada através do Espírito Santo e de uma vida dedicada a Deus. A sabedoria que vem de Deus vale muito mais que a sabedoria do mundo.

Ser sábio não significa apenas ter conhecimento. Significa saber aplicar o conhecimento para tomar as decisões certas. O sábio não só observa os fatos, mas consegue compreender o que é correto e justo e escolhe fazer o que é melhor.

Como criador de todas as coisas, Deus é a fonte de toda verdadeira sabedoria (Provérbios 2:6). A Bíblia é a Palavra de Deus e, por isso, encontramos nela muita sabedoria que podemos usar em nossas vidas. Logo, é importante analisar o que a Bíblia ensina sobre a sabedoria. Fonte:https://www.respostas.com.br/sabedoria-significado/

1- O temor do Senhor é início da sabedoria

Dizer que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria significa que a reverência a Deus é fundamental para que alguém tenha verdadeiramente conhecimento. Esse temor é a própria fonte da sabedoria. O ímpio até pode fazer declarações inteligentes e criar sistemas filosóficos complexos. Mas a menos que ele tenha comunhão com Deus através de um relacionamento redentor, ele jamais terá acesso ao genuíno conhecimento absoluto.

Temer ao Senhor é admirá-lo de forma amorosa, reverente e submissa. O salmista fala sobre o temor do Senhor dizendo: “Arrepia-me a carne com temor a ti, e temo os teus juízos” (Salmo 119:120). O temor é a maneira correta de alguém se aproximar de Deus com reverência e respeito. Esse temor é puro e permanece eternamente (Salmos 19:9).

O rei Davi escreve que no coração do ímpio não há temor de Deus (Salmo 36:1). O ímpio não tem a verdadeira fé que dá origem ao temor do Senhor em resposta à Sua revelação como o Deus Todo-Poderoso, Criador dos céus, da terra e do mar, e tudo que neles há; e que como tal, merece ser reconhecido e glorificado. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria porque aqueles que possuem esse temor reconhecem sua total dependência de Deus.

A frase “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” transmite a verdade de que o reconhecimento de Deus como Criador, Senhor e Redentor é o ponto de partida regulador e normativo do verdadeiro conhecimento.

Vários versículos bíblicos trazem o conceito de que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Mas são alguns versos dos livros de Salmos e Provérbios que trazem essa declaração de forma específica. Vejamos a seguir:

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira

Esboço da Lição 3 – A Sabedoria e o Temor do Senhor - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 3 – A Sabedoria e o Temor do Senhor - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Size: 350.91 KB