Lição 7 - Quem é Deus em o Novo Testamento? I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado

COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 7 – QUEM É DEUS EM O NOVO TESTAMENTO?

INTRODUÇÃO

A Bíblia se divide em duas partes: Antigo e Novo Testamento (AT/NT) A palavra Testamento significa “aliança”, “pacto”.

O Antigo Testamento (Antiga Aliança) foi celebrado entre Deus e o povo de Israel (os judeus).

O Novo Testamento (Nova Aliança) foi celebrado entre Deus e sua a igreja.

Assim como Moisés selou o pacto entre DEUS e a antiga nação de Israel, no Sinai, com a aspersão de sangue de animais (Ex 24.8; cf. Hb 9.19-21).

Cristo institui o Novo Testamento [ou aliança]“ na Ceia do Senhor, no seu próprio sangue (1 Co 11.25; Lc 22.20; cf. Mc 14.24; Hb 9.14,15; 10.14-19,29; 13.20).

A Bíblia é uma revelação progressiva, o Antigo testamento estabelece a fundação para os ensinos e eventos encontrados no Novo Testamento.

Se pularmos, a primeira metade de qualquer livro e tentarmos terminá-lo teremos dificuldade de entender seus personagens, o enredo e final.

Da mesma forma o novo testamento só pode ser completamente entendido quando é visto como o cumprimento dos eventos, personagens, leis, sistema de sacrifícios alianças e promessas do Antigo Testamento.

Se apenas tivéssemos o NT, iriamos ler os evangelhos sem saber por que os judeus estavam esperando pelo Messias (UM REI SALVADOR).

Sem o AT não entenderíamos porque esse Messias estava vindo (veja Isaias 53), e não poderíamos ter identificado Jesus de Nazaré como o Messias. Através das várias profecias detalhadas que foram dadas a seu respeito, por exemplo, seu lugar de nascimento (Mq 5:2). Sua forma de morrer (Sl 22 – 1, 7, 8, 14,18, 69.21).

Sua ressurreição ( Sl 16:10) e muitos outros detalhes de seu ministério (Is 52:19, 9:2).

Afinal o AT se completa no NT, sem o primeiro não entenderíamos o segundo e sem o segundo de que nos valeria o primeiro. Pois o primeiro é a lei e o segundo é a graça nós não somos salvos pela lei, mas pela graça.

O Antigo Testamento, que é aproximadamente 75% da nossa Bíblia, inclui muitas informações importantes. Ele nos oferece o conforto de saber da fidelidade de Deus em cumprir as suas promessas (Romanos 15:4).

Instrui por meio de exemplos negativos (1 Coríntios 10:5-11) e positivos (Tiago 5:16-18; Hebreus 11). Ele revela aspectos importantes do caráter de Deus e da vontade geral dele para com os homens.

FONTE: https://encontreiteologiaoficial.wordpress.com/2019/01/26/a-relevancia-da-relacaoentre-antigo-e-novo-testamento/

1-O Pai se manifesta no Novo Testamento

Entre o Antigo Testamento e o Novo houve um período chamado Inter bíblico, que Deus não falou nada por 400 anos, ficou totalmente em silencio, não se revelou, não usou nenhum profeta.

Como afirmamos acima, o Antigo Testamento foi um período em que Deus firmou seu pacto com o povo de Israel, povo este que durante toda a sua historia foi infiel a Deus, Deus sempre advertiu o povo sobre a idolatria, até que não houve outro remédio, os israelitas foram levados para o cativeiro babilônico.

De fato eles foram curados da idolatria, porem quando retornaram a sua terra, muitos nem quiseram retomar, não tinham nenhum interesse nas coisas de Deus, pelo que os chamou atenção.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira

Esboço da Lição 7 - Quem é Deus no Novo Testamento - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 7 - Quem é Deus no Novo Testamento - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Size: 551.03 KB