Lição 9 - A multiplicação da ciência I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020 - EDIÇÃO ESPECIAL

Tema: A Bíblia e a Ciência

Comentarista: Niedja de Mello

*** CPAD disponibiliza gratuitamente revistas edição especial deste trimestre***http://www.cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/50789/cpad-disponibiliza-gratuitamente-edicao-especial-online-de-revista-infantojuvenil.html

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 9 – A MULTIPLICAÇÃO DA CIÊNCIA

- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: A multiplicação da Ciência.

- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Multiplicação da Ciência”.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Multiplicação da Ciência

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a multiplicação da ciência.

Material:

Celulares dos alunos com internet

01 quadro branco

01 marcador de quadro branco

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Depois, lancem a pergunta: O que é Ciência?

Eles podem inclusive acessar a internet com seus celulares para pesquisar sobre o que é ciência.

Aguardem as respostas.

Apresentem outras informações e elaborem uma definição de forma coletiva(usem o quadro branco), partindo das ideias iniciais dos alunos e da pesquisa.

- Em seguida, falem que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia afirma, pelo contrário autentica sua mensagem.

- Depois, façam uma advertência quanto a argumentos apresentados por pessoas que desejam desfazer da Palavra de Deus.

Como argumento bíblico leiam I Tm 6. 20 e 21: “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviraram da fé. A graça seja contigo. Amém.”

- Falem: o profeta Daniel predisse que a ciência se multiplicaria. Leiam Dn 12.04: “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará”.

Enfatizem a última parte do versículo e falem sobre a atualidade desta mensagem.

Falem: agora, na aula vocês utilizaram celular e internet que não existiam, mas que são utilizados por quase todas as pessoas modificando suas vidas e as formas de comunicação.

Posteriormente, peçam aos alunos para que citem algumas descobertas científicas e avanço da tecnologia nos mais diversos setores.

Anotem no quadro o que os alunos apontarem.

Caso necessário, vocês podem acrescentar outros avanços da ciência.

- Para concluir, trabalhem outros pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/08/sugestoespara-as-licoes-de-pre_24.html Acesso em 25 ago. 2020