Lição 3 - O Único II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Pré-adolescentes: Qume é Deus

COMENTARISTA: FLAVIANNE VAZ

COMENTARISTA: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 3 - O ÚNICO

Texto Bíblico: Is 42.8;1 1Re 18.20-26,30,36-39

Introdução

"O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor"

“Ouve, Israel, o senhor, nosso Deus, é o único senhor”.

Esta simples declaração de Moisés em Deuteronômio 6:4, iniciou o que hoje é comumente referido como o Shemá (hebraico para “ouvir”), e tem causado grande consternação em muitos que tentam compreender quem e o que

Ao ler aqui que Deus é um, a maioria dos judeus, durante séculos, descartou a possibilidade de que Jesus de Nazaré pudesse ser o Filho de Deus, no mesmo plano divino do Deus Pai.

Os primeiros teólogos católicos, ao ler o mesmo versículo, esforçaram-se para formular a doutrina da trindade de um Deus que consiste no Pai, no Filho e no Espírito Santo, com estes sendo pessoas distintas, mas ao mesmo tempo um único Deus trino.

Como, então, devemos entender esse versículo?

Um dos princípios básicos para a compreensão da Bíblia é que devemos considerar todas as escrituras sobre um assunto. Só então chegamos a uma compreensão completa e precisa da questão.

Outras passagens bíblicas nos dizem claramente que dois indivíduos distintos, o Pai e Jesus Cristo, o Filho, ambos são Deus (Hebreus 1:8, João 1:1, 14). Portanto, devemos considerar se o Shemá está comentando a unicidade numérica de Deus, ou algo completamente diferente.

Os múltiplos significados da palavra hebraica traduzida como “único”

Aqueles que estudam a língua hebraica enfrentam um desafio pelo fato de o hebraico ter um vocabulário muito mais limitado em comparação com outras línguas, como o português. O que significa que uma única palavra hebraica pode, muitas vezes, ter múltiplos significados, tornando difícil a tradução precisa.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA