Lição 7 - Meu ego, meu inimigo II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Pré-Adolescentes - Pré-adolescência, que fase é esta?

COMENTARISTA: THIAGO DA SILVA SANTOS

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 7 – MEU EGO, MEU INIMIGO

Texto Bíblico Lc 14.11

Introdução

Neste mundo, fomos educados com as opções dele. E a forma como lutamos no mundo, é, na maioria das vezes, de maneira errada, pois destruímos o irmão; já na obra de Cristo, nós nos dispomos servindo aos demais, e sem esse espírito de servir, nós não chegamos a lugar nenhum. Tiago e João, – querendo lugar de destaque –, se esqueceram dos três em que estiveram com o Senhor, se esqueceram do principal. Assim somos nós:

Queremos ser os primeiros, os melhores”, porém, precisamos nos lembrar de que – para servir a Cristo e à sua Igreja – precisamos ser humildes. Quando temos problemas com o nosso ego, deparamos com o nosso pior inimigo, porque deparamos com nossas próprias ambições e, assim, vamos nos culpando. Por esta razão, temos de lutar contra o nosso ego, mas sem destruir a nossa personalidade, pois o nosso ego é o nosso pior inimigo. Devemos aprender a aceitar críticas sem nos magoarmos.

O velho eu reluta, a princípio, sente com apenas um pequeno ato de sacrifício. Não adianta termos reservas morais, tentando “tapar o sol com a peneira”. Precisamos nos regenerar. E como fazer isso? Somente por meio do Espírito Santo.

Fonte: http://clube.cancaonova.com/outras-materias/nosso-ego-e-o-nosso-pior-inimigo/

I- Conhecendo o meu “eu”

Reflexão A Morte do EU

Quem é o homem? Essa é certamente uma pergunta intrigante, e ao longo da história, muitos filósofos, sociólogos e religiosos tentaram responde-la. No entanto, nós que somos cristãos, devemos buscar na bíblia a resposta para essa pergunta. E diferente do que possa opinar a maioria dos evangélicos, o ser humano não é essa criatura maravilhosa, cheia de valor intrínseco, um ser virtuoso de invejável caráter. Infelizmente, muitos dos nossos pastores estão dominados pela autolatria e apresentam o homem como uma criatura que, de tão maravilhosa, fez com que Deus se apaixonasse por ela, sendo ele mesmo (o homem) merecedor de toda honra e glória. Porém não é assim que a Bíblia diz. Ela, a Palavra de Deus, descreve o homem como um ser maligno, recheado de perversas intenções, obstinado e rebelde, totalmente incapaz de praticar a virtude com motivações puras e santas, totalmente perdido; enfim, perversamente pecador.

Essa criatura foi tão terrivelmente “enfeiurada” pelo pecado, que mesmo tendo ainda um resquício do reflexo do seu criador, ainda é mais parecida com o diabo, a quem desde a queda é atribuída a sua paternidade. Suas ações são ações imundas, seu coração é enganoso e perverso e nele, o pecado foi escrito com ponta de diamante. Ele é totalmente incapaz de, por si, converter-se em alguém melhor. Tal como o etíope não pode mudar a cor da sua pele, ou como o leopardo não pode mudar as suas manchas, assim também o ser humano, sendo continuamente ensinado no caminho da maldade, não pode converter a si mesmo. É por isso que ele precisa da graça de Deus.

E o que é graça? Graça é justamente a expressão da gratuidade de Deus. Não é a recompensa das nossas obras (já que isso seria mérito), mas um galardão sem obras. Ela existe justamente porque não merecemos coisa alguma de Deus, somos mais maus do que bons, erramos mais do que acertamos, pecamos mais do que oramos, somos injustos com as pessoas que nos amam, defraudamos amigos, somos infiéis nos contratos e compromissos e as vezes, quando nos vemos em momentos de extrema pressão e dificuldade, nos rebelamos contra a única pessoa que sempre esteve do nosso lado, isto é, Deus. Ao menor sinal de tribulação, ventilamos com Ele a nossa indignação, muitas vezes culpando-o injustamente pelos nossos desmantelos e fracassos.

Não se iluda, caro amigo, pois o homem é isso aí: Egoísta, não enxerga outra pessoa senão a si próprio. Egocêntrico, deseja que o mundo gire ao redor do seu próprio umbigo. Ególatra, idolatra a si mesmo e pensa que Deus e o universo tem o dever de trabalhar em seu favor. Inclinado ao pecado, seguirá para sempre interessando-se por aquelas coisas que, por vergonhosas que são, destroem a alma e fatalmente nos afastam de Deus. Em poucas palavras, somente um milagre para colocar esse homem no céu. Ou ainda, usando as palavras do próprio Jesus, só nascendo de novo!

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical : Profª. Jaciara da Silva