Lição 6 - Lidando com as emoções II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Pré-Adolescentes - Pré-adolescência, que fase é esta?

COMENTARISTA: THIAGO DA SILVA SANTOS

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA

 

LIÇÃO Nº 6 – LIDANDO COM AS EMOÇÕES

Texto Bíblico Salmos 42

Introdução

Aprender a dominar nossas emoções é algo que precisa ser trabalhado dia a dia. Quantas vezes em sua vida você toma decisões equivocadas sem pensar, por pressões ou ansiedades? Quantas pessoas você feriu com palavras e atitudes nas mesmas circunstâncias emocionais cujas consequências dificilmente foram restauradas?Emoções são forças poderosíssimas e muitas vezes determinantes de uma vida. Mas a bíblia nos ensina que quem deve controlar a nossa vida e nossas emoções é o Espírito Santo como diz em Gálatas 5:22 “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

Mas o que realmente é a emoção? De acordo com a wikipédia emoção significa uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. A palavra em inglês ‘emotion’ deriva do francês émouvoir. Que é baseada do latim emovere, onde o ‘e- (variante de ex-) significa ‘fora’ e movere significa ‘movimento’.

Emoções positivas: Bondade, compaixão, misericórdia, amor e assim por diante, são boas emoções e nos afetam positivamente e também aos que nos rodeiam.

Emoções negativas: Ansiedade, depressão, ira, raiva, rancor, orgulho, culpa, solidão, são estados de espírito egoístas que não afetam apenas você, mas também as pessoas em torno de você e sua família, amigos e colegas de trabalho.

Baixa autoestima, pecados não confessados, recordações, falta de perdão, problemas econômicos, familiares e de saúde são circunstâncias pela qual surgem esses sentimentos negativos.

A palavra de Deus fala da importância dos sentimentos humanos, mas no exorta a sabedoria e conhecimento para controlarmos nossas emoções. Deus prometeu dar-nos descanso, paz e liberdade por nossas cargas emocionais. Cristo promete descanso para aqueles que estão cansados e oprimidos (Mt 11.28). O Espírito Santo nos ajuda a controlar as emoções, cultivando os frutos do Espírito (Galatas 5:22-23).

Aprender a controlar as nossas emoções é algo que deve ser trabalhado em nossa vida todos os dias. Para alcançar esse objetivo, existem fundamentos que devem estar presentes:

Intimidade com Deus: A partir do momento em que abrimos o nosso coração e deixamos que o Pai nos conforte, nunca mais seremos o mesmo. Sua confiança é facilmente influenciada por Sua Palavra e pelo Seu Poder então já não importa mais o que está por vir, pois a sua confiança está que Ele fará a sua perfeita vontade em sua vida.

Domínio próprio: Deus nos deu um espírito de domínio próprio porque sabe que precisamos para poder viver em santidade e crescer espiritualmente (2Tm 1:7) “Porque Deus não nos deus o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.

Para termos vitória sobre as emoções negativas e nos tornarmos cheios da alegria e da paz do Senhor, dependemos do Espírito Santo e de nosso domínio próprio.

Deus te chama para fazer mudanças em sua vida. Nem sempre a culpa é dos outros. Peça para ele te ajudar a identificar os problemas emocionais em sua vida e suas causas. Se pecar, confesse ao Senhor e receba o seu perdão! Se é rancor ou amargura, peça para que ele te ajude a perdoar! Se é ansiedade, confie que o Pai está no controle de sua vida!

Se você não está em comunhão com o Pai, diante a tanto bombardeio emocional, permita que hoje mesmo ele controle a sua vida.

Fonte: http://www.gabrielfelix.com

I - Cuidado com a tristeza

Um estudo recente da Universidade Federal do Paraná com quase 500 adolescentes mostrou que mais de 20% deles apresentavam sintomas de depressão – as meninas, 2,6 vezes mais do que os meninos. "É um dos reflexos das pressões econômicas e sociais", avalia o coordenador da pesquisa, o psiquiatra e professor Saint-Clair Bahls. "Em países do Primeiro Mundo, onde a qualidade de vida é melhor, esse índice é de 10%."

Os hormônios femininos, segundo Saint-Clair, contribuem para a maior incidência de depressão entre as mulheres, em qualquer idade. "Na adolescência, as exigências também são maiores para elas. Sofrem com as competições para ver quem tem o corpo mais perfeito, quem é a mais bonita, quem conquista mais os meninos", exemplifica o psiquiatra.

O importante é cuidar

A origem da doença ainda não é questão resolvida para a ciência. Os especialistas apontam um conjunto de fatores, que vai desde a predisposição genética a aspectos circunstanciais, como o uso de algum medicamento ou a perda de alguém na família. "É difícil definir uma causa. Quando há um fator genético, por exemplo, muitas vezes não se consegue determinar se o quadro depressivo do adolescente é uma expressão hereditária ou da convivência com um familiar que tem o problema", explica a psiquiatra Lee Fu I, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Para os pais, importa mais saber dos sintomas. Ansiedade e agressividade são alguns dos sinais da depressão, mas esses comportamentos podem ser vistos pela família do adolescente como típicos da idade. "É preciso cuidado, pois o sofrimento do filho pode passar despercebido. Os pais devem ficar atentos à intensidade e à permanência dessas emoções e observar o quanto o filho parece envolvido por elas", esclarece a psiquiatra Lee.

O alerta é importante, porque a depressão pode ser tratada, de modo a livrar seu filho de sérios prejuízos emocionais e também físicos – sabe-se que o organismo deprimido fica vulnerável a doenças. O tratamento envolve terapia, combinada com medicamentos nos casos mais acentuados. Muitas vezes, a iniciativa de procurar ajuda médica ou um especialista precisa ser da família.

Os sinais de alerta

O adolescente (ou a adolescente) passa mais tempo triste do que alegre, sem que algum fato justifique a permanência desse humor.

Perde o interesse por coisas de que antes gostava muito, sem saber explicar o motivo. Pode até substituir uma atividade por outra, mas não mostra o mesmo entusiasmo.

Não demonstra prazer com a companhia de amigos e amigas e se isola.

Relata ausência de sentimentos, sensação de vazio.

Mostra muita ansiedade, tristeza e agressividade (principalmente os meninos), sem motivo aparente.

Fonte:revistacrescer.globo.com.br

II-Calma ! Isso é só um momento !

“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.” (Eclo 30, 22)Quantas e quantas vezes somos pegos de surpresas por um sentimento de tristeza que invade o nosso coração?!

Não sabemos ao certo de onde surgiu, aparentemente não há motivos para estarmos tristes, mas acabamos tendo este sentimento dentro de nós…

O problema deste tipo de sentimento de tristeza que nos invade é que ele faz exatamente como está escrito no versículo acima de Eclesiástico: Produz em nós pensamentos que nos atormentam o coração.

A própria Palavra de Deus já nos ensinou que existem dois tipos de sentimentos de tristeza que podemos experimentar; um que é bom e outro ruim:

“De fato, a tristeza que vem de Deus produz arrependimento que leva para a salvação e que não volta atrás; a tristeza segundo este mundo produz a morte.” (2 Cor 7,10)

A tristeza segundo Deus é aquela que faz crescer em nós uma meta, um objetivo, cria em nós expectativa de mudanças, apesar de estarmos tristes e arrependidos de termos feito algo de errado ou algo que não foi bom.

Mas a tristeza do mundo causa em nós a morte, causa em nós a aflição, o desespero, a angustia, e vai aos poucos matando a vida de Deus que há em nós!

Por isso é preciso sempre tomar muito cuidado com o sentimento de tristeza que insiste em entrar em nosso coração. Ele pode ser uma grande armadilha da tentação e do demonio, para nos tirar do foco que é Deus. Com isso não estou dizendo que nunca nos sentiremos tristes por causa de uma situação que estamos vivendo em nossas casas, por causa de algo que nao se resolve….Mas o que estou dizendo, é que mesmo com estes tipos de sentimentos de tristeza é preciso que tomemos cuidado.

Se nos deixamos invadir por ele logo logo começaremos deixar de rezar porque iremos ficar desanimados, logo questionaremos Deus em diversas situações, e logo cairemos num caminho muito sombrio onde não mais conseguiremos enxergar as coisas boas que nos cercam…

Muitas pessoas já cometeram suicidio porque se deixaram invadir por um sentimento de tristeza que não conseguiram mais sair dele. Recebo diversos e-mails de pessoas que perderam toda a perspectiva de vida porque se sentem tristes. Pessoas que já tentaram se matar porque não vêem mais sentido na vida, e estão com o coração cheio de tristezas.

Em geral as pessoas quando se deixam absorver por esta tristeza que causa a morte, não conseguem buscar ajuda, muitas vezes nem mesmo querem buscar ajuda, não querem rezar porque nao vê mais sentido em rezar, não acreditam mais em Deus e na Sua bondade. E muitas vezes estas pessoas acham que quem esta ao seu lado não está nem ai para o que elas estão vivendo….E por isso, tudo perde o sentido…Muito facilmente uma pessoa que se deixou abater pela tristeza pode entrar num estado de depressão profunda, num estado de fobias e de medo….

“Não entregues teu coração à tristeza, mas afasta-a e lembra-te do teu fim.” (Eclo 38, 21)

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.