ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Pré-Adolescentes: PRESERVANDO OS VALORES CRISTÃOS
COMENTARISTA: DAVILENE HERCULANO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 7 – PRATICANDO A PACIÊNCIA
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Praticando a Paciência, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Perdendo a Cabeça”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Perdendo a Cabeça?
Objetivo: Refletir sobre o exercício da paciência.
Material:
01 bexiga para cada aluno
01 palito de dentes
Procedimento:
- Distribuam uma 01 bexiga vazia para cada aluno.
- Em seguida, mostrem uma bexiga cheia de ar e falem sobre a falta de paciência, que muitas pessoas apresentam. Vocês explodem com facilidade? (neste momento, estourem a bexiga com um palito).
- Depois, orientem para que cada pessoa fale sobre algo que o irrita, que faz perder cabeça de forma rápida e à medida que falarem eles devem encher a bexiga.
- Depois que todos falarem, perguntem: O que fazer para que alguém não exploda?
Aguardem as respostas.
- Depois, enfatizem sobre a importância da paciência diante de situações que podem provocar irritação.
- Peçam para que os alunos deem um nó na bexiga e escrevam sobre ela a palavra paciência, representando o exercício da paciência para não explodir de raiva etc.
Por Sulamita Macedo.
Fonte:https://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2025/11/pre-adolescentes-preservando-os-valores_12.html Acesso em 14 de Nov de 2025.