Lição 5 - O valor da honestidade I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2025

Pré-Adolescentes: PRESERVANDO OS VALORES CRISTÃOS

COMENTARISTA: DAVILENE HERCULANO

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 5 – O VALOR DA HONESTIDADE

Texto da lição: Mateus 23.23 1 Pedro 2.12

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

A Bíblia diz: “Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.” 1 João 2.6

Objetivos da lição Aprender sobre a importância da honestidade para a vida;

Destacar o conceito de honestidade a partir do exemplo de Jesus.

Explicar que ser honesto é um dever cristão.

Introdução

A honestidade é um valor ou qualidade própria do ser humano que tem uma estreita relação com os princípios de verdade, justiça e com a integridade moral. Uma pessoa honesta é aquela que procura sempre anteceder a verdade em seus pensamentos, expressões e ações.

Através da história da filosofia, a honestidade tem sido muito estudada por diversos pensadores. Por exemplo, Sócrates se dedicou a investigar sobre seu significado e a indagar sobre o que é verdadeiramente esta qualidade. Mais tarde, filósofos como Immanuel Kant trataram de compor uma série de princípios éticos gerais que incluíram entre eles a conduta honesta. Fonte: https://conceitos.com/honestidade/

1- Oque significa ser honesto

A Bíblia dá muito valor à honestidade. Quem ama Jesus deve ser honesto. O diabo é o pai da mentira (João 8:44), por isso devemos abandonar todo engano e desonestidade. É importante dizer a verdade em amor.

Deus nunca mente (Números 23:19). Toda desonestidade é pecado e desagrada a Deus. A mentira e o engano trazem muitos problemas na vida e quem é desonesto perde a confiança de outras pessoas. A verdade traz liberdade (João 8:32).

A Bíblia mostra que devemos ser honestos em todas as áreas da vida:

Honestidade interior

Ser honesto consigo mesmo é muito importante para viver de forma saudável. Honestidade interior significa reconhecer seus pontos fracos e fortes e não acreditar em mentiras. O diabo tenta fazer você acreditar em mentiras para destruir sua vida mas Jesus veio para lhe libertar com a verdade. Para conhecer a verdade e aprender a ser mais honesto consigo mesmo, leia a Bíblia, que é a Palavra de Deus.

Honestidade com Deus

Não vale a pena mentir para Deus. Ele sabe todas as coisas e nada está escondido dele. Deus quer que você seja honesto com Ele, mesmo quando a verdade não é bonita. Na Bíblia, muitas pessoas foram honestas com Deus sobre como se sentiam e, por causa disso, receberam a resposta que precisavam de Deus. Por outro lado, um casal chamado Ananias e Safira foram desonestos com Deus e foram castigados! - Atos dos Apóstolos 5:3-5

Honestidade com os outros

Ser honesto com outras pessoas é abandonar todo engano e falsidade nas atitudes do dia a dia. Honestidade implica:

Não mentir – muitas vezes mentimos para evitar situações difíceis ou para agradar alguém mas isso não é certo; é melhor dizer a verdade e enfrentar a situação difícil que ficar preso em uma rede de mentiras – Efésios 4:25

Ser honesto com o dinheiro – sendo justo a pagar e a cobrar dinheiro de outras pessoas em todas as situações – Salmos 112:5-7

Cumprir a lei – pagando os impostos corretamente, não encobrindo crimes e não sendo cúmplice de corrupção –Romanos 13:5-7

Fonte: https://www.respostas.com.br/o-que-a-biblia-diz-sobre-honestidade/

2- Jesus ensinou o valor da honestidade

A honestidade de Jesus

Aprendemos, desde cedo, ao ler a Bíblia que Jesus é o exemplo a ser seguido. Na religiosidade judaica a máxima usada pelos fariseus era: "Façam o que eu mando e não o que eu faço". Contudo em Jesus temos: "Façam o que eu mando e pratiquem o que eu faço".

Jesus é o alvo a ser perseguido durante toda a nossa jornada de fé, "até que cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo" (Ef 4.13 NVI), e, nesta visão, o apóstolo Paulo podia afirmar com convicção: "Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo" (1 Co 11.1 NVI). E este mesmo apóstolo, tendo vivido o caráter de Cristo, amando, divulgando e defendendo os seus ensinos, podia dizer: "Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus" (Gl 6.17 NVI). Marcas do amor sem preferências, da humildade, da renúncia pelo ter em detrimento do ser, da entrega de si mesmo pelos ideais do Reino.

Hoje, parece que muitos de nós têm fechado os olhos para o alvo e envolvidos em nossos próprios interesses mesquinhos, buscamos uma interpretação bíblica de conveniência direcionada para o aqui e o agora. A fé tem se transformado em produto de consumo onde possuir muito e viver bem evidenciam o crente vitorioso. E, para satisfazer os anseios meramente egoísticos de multidões desorientadas biblicamente, vale tudo.

Quando olhamos para a honestidade de Jesus percebemos a retidão do seu caráter. Quando alguém se propôs a segui-lo, respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" (Mt 8.20 NVI). E mais adiante, ele reforça: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mt 16.24 NVI).

Quem estuda a Bíblia com honestidade sabe que Jesus nunca prometeu qualquer tipo de benefício ou privilégio terrenos para os seus seguidores. Nunca ofereceu facilidade ou negociou ganho com alguém. O que ele nos garantiu foi uma vida de desafios, lutas, perseguições e sofrimentos. Em vez de vida próspera, regalada, aflições (Jo 16.33), em vez de ganhar, perder (Lc 9.24), em vez de viver, morrer (Gl 2.20).

Entretanto, nada de mais valioso que se possa conquistar no mundo, supera o que ele reserva para os que o seguem e o imitam. São valores supra-humanos de dimensões incalculáveisb que não se deterioram, murcham ou se desvalorizam com o tempo. Em sua honestidade, em face à preocupação dos seus discípulos em relação a exigência em segui-lo, o Mestre garantiu: "Digo-lhes a verdade, ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos por causa do Reino de Deus deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna" (Lc 18.29-30 NVI).

É importante compreender que a única vantagem de seguir Jesus e praticar o seu caráter honesto está na gloriosa esperança do céu lugar em que a nossa fé realmente se realiza e se torna completamente vitoriosa! Sola Gratia!

Fonte: https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/a-honestidade-de-jesus

3- É nosso dever fazer oque é correto.

Essa pergunta é muito boa, porque faz a gente pensar nas razões que justificam, e até mesmo nos incentivam, a sermos honestos. Afinal de contas, por que deveria eu ser honesto? Por que importa, para mim, concretamente, ser honesto?

Essa questão também é boa porque o nosso contexto atual está recheado de desonestidade e nem sempre encontramos razões que justifiquem o nosso agir honesto. Quem nunca escutou a frase “por que devo ser honesto, se todo mundo rouba?”, por exemplo?

Mas antes de pensar em pessoas honestas por um lado, ou desonestas, por outro, é preciso entender que as coisas mesmas podem ser honestas ou não.

Para São Tomás, o honesto é aquilo que tem uma “excelência digna de honra”. Portanto, é aquilo que se destaca (excelência) pelo o que tem de bem em si, e portanto, deve ser respeitado (honrado) e desejado não porque seja útil ou agradável, mas porque é bom em si mesmo, digno de ser reconhecido como tal e ser até mesmo louvado como tal.

Algo belo é honesto, algo bom é honesto, algo verdadeiro é honesto. E, pelo o contrário, aquilo que não o é, é desonesto.

Consequentemente, alguém honesto é alguém que se pauta pelo o que é, em si, honesto. A pessoa honesta é a que se guia, antes mesmo de pensar no seu gosto ou na utilidade para outros bens, no que é belo e verdadeiro em si mesmo, ou seja, honesto. Deve-se notar que a honestidade na pessoa é primeiramente uma eleição interior e só depois algo aparente nas suas ações externas.

Um pensamento honesto, um sentimento honesto, um desejo honesto, um olhar honesto... estas expressões agora se entendem melhor, não é mesmo? Quando penso no verdadeiro, meu pensamento é honesto. Quando desejo o bem, meu desejo é honesto. E quando me pauto por tudo o que é honesto, rejeitando o contrário, sou uma pessoa honesta.

Eis aqui a importância da honestidade, e principalmente da pessoa honesta. Uma sociedade formada por pessoas honestas, que vivem segundo o que é bom, constroem um futuro de justiça.
Fonte: https://www.a12.com/jovensdemaria/artigos/crescendo-na-fe/por-que-ser-honesto-e-importante

Conclusão

A honestidade é um valor importante para os cristãos porque é a base da responsabilidade. A responsabilidade é assumir as consequências de nossas ações, sejam elas boas ou más. A honestidade nos leva a sermos responsáveis por nossos atos.

A honestidade é também importante porque nos ajuda a manter uma boa reputação. As pessoas que são honestas geralmente são consideradas confiáveis e dignas de confiança. Elas ganham o respeito dos outros e são mais propensas a ter sucesso na vida.

Finalmente, a honestidade é importante porque nos ajuda a manter um bom relacionamento com Deus. Deus é perfeitamente honesto e espera que sejamos honestos com Ele e uns com os outros. Quando somos honestos, estamos cumprindo Sua vontade e mostrando que O respeitamos.

Resumindo, a honestidade é importante porque nos leva a ser responsáveis, dignos de confiança e respeitados, além de nos ajudar a manter um bom relacionamento com Deus.

Fonte: https://bible5.com/responsabilidade-e-honestidade-como-valores-cristaos/

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira

Esboço da Lição 5 - O valor da honestidade - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 5 - O valor da honestidade - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Size: 217.08 KB