ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Pré-Adolescentes: PRESERVANDO OS VALORES CRISTÃOS
COMENTARISTA: DAVILENE HERCULANO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 12 – O CRISTÃO NA ESCOLA
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Cristão na Escola, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica “Há tempo para estudar..”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Há tempo para estudar...
Objetivo: Refletir sobre o tempo destinado para estudar.
Material:
01 desenho de relógio grande
01 borracha e lápis grafite para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que executa por dia.
- Observando o que vocês preencheram no relógio, respondam oralmente estas perguntas:
Quais as ações que demandam mais tempo?
Quais as ações são prioritárias?
Que horas você acorda?
Que horas você vai e volta da escola?
Quanto tempo está reservado para o estudo?
Que horas você vai dormir?
Quanto tempo você passa na internet?
- Falem: O dia tem 24 horas, nesse tempo vocês realizam várias atividades, mas o que precisa ser modificado no neste relógio preenchido por vocês?
Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo destinado as várias atividades, enfatizando o tempo para os estudos.
- Para finalizar leiam Pv 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/09/blog-post.html Acesso em 13 de Dez de 2023.