Lição 10 - As mensagens subliminares I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JUVENIS – CPAD

Terceiro Trimestre 2020 - Edição Especial

Tema: O cuidado com os meios de comunicação

Comentarista: Jamiel de Oliveira Lopes

Comentário: Prof.ª Sulamita Macedo

LIÇÃO 10 - AS MENSAGENS SUBLIMINARES

- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre Mensagens Subliminares.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Primeiro procurem saber quem sabe o que são Mensagens Subliminares.

Deixem que os alunos exponham suas ideias e depois acrescentem outras se necessário.

- Em seguida, lancem a seguinte pergunta:

Você acredita em mensagens subliminares? Justifique sua resposta.

Aguardem e observem o que os alunos falam. Com certeza vai haver respostas positivas e negativas, como também outras que revelam indecisão.

Depois falem que na verdade as mensagens subliminares acontecem, mas há exageros por parte de algumas pessoas na análise de determinados episódios(esta é minha opinião).

Para tanto, apresentem situações de mensagens subliminares, na programação da TV, nas propagandas, nas músicas, nos jogos, nos filmes etc., apresentando figuras ou em outros meios de comunicação.

O senso crítico equilibrado deve estar presente na análise dessas situações.

- Em seguida, trabalhem como o cristão pode se precaver contra as más influências das mensagens subliminares.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Abra o Olho!”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Abra o Olho!

Objetivo: Finalizar estudo sobre mensagens subliminares.

Material:

01 figura que represente uma visão embaçada

01 figura de um olho aberto

01 frasco de colírio( não é para usar)

01 óculos

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Apresentem uma figura que represente uma visão embaçada.

- Perguntem:

O que impede que alguém enxergue bem ou deixe de ver?

Aguardem as respostas. Anote-as no quadro ou cartolina. Depois, acrescentem outras indicações, como estas abaixo:

Falta de óculos

Óculos com grau inadequado

Problemas como Catarata e Glaucoma

Falta de cuidado com a visão

Argueiro ou cisco no olho

Acidente ou problemas de saúde

Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo

- Perguntem: Alguém aqui tem algum destes problemas apresentados?

Sempre tem um aluno que usa óculos e ele deve falar sobre a necessidade de uso de óculos, colírio e retorno periódico ao oftalmologista.

Eles podem ainda relatar sobre alguém que conheçam que perdeu a visão ou se submeteu a uma cirurgia e os resultados.

Fechem esta discussão mostrando a importância da boa visão e os cuidados com ela.

- Em seguida, falem: Na aula de hoje estudamos sobre Mensagens Subliminares. Como este assunto pode estar relacionado com a boa ou má condição de enxergar?

Aguardem as respostas.

- Agora apresentem a figura de um olho aberto.

Depois, acrescentem: Para compreender, detectar e saber como discernir as mensagens subliminares é importante ter uma visão espiritual e atitudes que não nos deixem ser influenciados por ela.

Precisamos usar colírios e óculos(apresentem estes objetos) e outras intervenções que nos ajudem a identificá-las.

Perguntem: O que pode representar uso do colírio e dos óculos?

Eles vão proporcionar uma visão mais nítida e clara da mensagem subliminar.

Que tal a partir de hoje, fazermos uso destes procedimentos?

Lembrem-se de que as mensagens sublimares muitas vezes não são perceptíveis, mas tenhamos cuidado com suas influências no nosso comportamento e nosso modo de viver como cristão, que é luz do mundo e sal da terra.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/08/sugestoespara-as-licoes-de-juvenis-1_31.html Acesso em 01 set. 2020