Lição 1 - O que é avivamento II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Avivamento para a juventude

COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 1 – O QUE É AVIVAMENTO

INTRODUÇÃO

O avivamento como uma manifestação gloriosa do Espírito Santo nos remete a um inabalável fortalecimento espiritual. Nesta lição estudaremos sobre o que é avivamento, sua importância, exemplos de notáveis avivamentos e o clamor do profeta Ageu por um avivamento na obra do Senhor.

I – O CONCEITO

1. DEFINIÇÃO DE AVIVAMENTO

Definimos avivamento espiritual como um ato de Deus através do Espírito Santo com a manifestação de sinais, prodígios e maravilhas em resposta a uma demanda individual ou coletiva, por meio da oração, do jejum, da adoração e da leitura da Palavra de Deus com vistas a uma renovação e fortalecimento espiritual dos discípulos de Cristo e a salvação e a vida eterna através da fé em Jesus para aqueles que se denominam não cristãos.(Ed 8:1-9)

2. AVIVAMENTOS BÍBLICOS

Os avivamentos espirituais de uma comunidade, povo ou nação, ocorrem após uma demanda individual ou coletiva de se buscar ao Senhor, e muitas vezes após uma degradação na vida espiritual fruto do afastamento da adoração e da comunhão com o Senhor.

A Bíblia Sagrada está repleta de registros que narram grandes avivamentos que se consumaram após uma iniciativa de homens consagrados ao Senhor que movidos pelo Espírito Santo retornaram ao primeiro estado de amar as coisas de Deus. Um dos mais notáveis avivamentos foi o promovido pelo rei Josias de Judá que ordenou a reforma do Templo do Senhor e após a leitura da Palavra de Deus que estava esquecida nos porões de um templo abandonado suas atitudes propiciaram a um verdadeiro avivamento no reino de Judá, a saber:

2.1. A INSTABILIDADE POLÍTICA DE JUDÁ

O rei Salomão gradativamente em seu reinado afasta-se de Deus e morre, tendo em sua linha sucessória Roboão, seu filho, porém, por conta da negativa de baixar os impostos a pedido do povo, 10 tribos se revoltam sob o comando de Jeroboão contra Roboão e formam o reino do norte, denominado Israel, cuja capital foi estabelecida em Samaria, e 2 tribos (Judá e Benjamim) sob o comando de Roboão formam o reino do Sul, denominado Judá, cuja capital foi estabelecida em Jerusalém.(1 Rs 12:1-20)

Estava consumado a divisão dos israelitas e a partir deste momento o que se seguiu com raras exceções foram reinados de sucessivos reis que se afastaram de Deus adorando deuses estranhos e pagãos o que gerou no povo uma total depravação moral e espiritual.Surge então um rei temente a Deus que teve a disposição de fazer a diferença diante daquela sociedade judaica depravada e com determinação promoveu as mudanças necessárias para se voltar de corpo, alma e espírito para o Senhor.

2.2. UM REI JOVEM E TEMENTE A DEUS

Josias foi um rei temente a Deus que se tornou monarca com apenas 8 anos de idade e governou Judá por 31 anos, seu pai se chamava Amom e sua mãe Jedida, nasceu em Jerusalém. Josias promoveu profunda reformas especialmente a religiosa, tendo sido o melhor e último rei de Judá que temia a Deus.

Josias fez uma grande diferença na vida espiritual de seu povo. (2 Rs 22:1-2; 2 Rs 21:24; 2 Rs 23:25)

O rei Josias morreu em um campo de batalha no vale do Megido tendo sido atingido por flechas do exército egípcio sob o comando do rei Neco, isto porque desobedecera ao Senhor, quando o rei Neco da parte de Deus dissera que não estava ali para guerrear contra Josias. (2 Cr 35:20-24)

O profeta Jeremias compôs uma lamentação em honra a Josias. O povo de Judá tinha uma profunda gratidão ao rei Josias por causa de seus atos de bondade e de obediência a Lei do Senhor. (2 Cr 35:25-27)

2.3. PURIFICANDO O ALTAR: O AVIVAMENTO

Podemos destacar os seguintes feitos do governo de Josias em Judá:

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/notas_3t_2017_juvenis_lic3a7c3a3o-1_o-que-c3a9-avivamento.pdf Acesso em 30 jun. 2017.