Lição 10 - Sofonias - o juízo de Deus é universal III

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 10 – SOFONIAS, O JUÍZO DE DEUS É UNIVERSAL

...

INTRODUÇÃO

Sofonias profetizou os oráculos de Deus para Judá com maior ênfase para o chamado "Dia do Senhor" onde o juízo divino recairia sobre o reino de Judá, inclusive Jerusalém, e outros povos (filisteus, moabitas, amonitas, etíopes e assírios) por causa de seus incontáveis e abomináveis pecados, dentre eles: a idolatria, astrologia, sacrifícios de crianças, adivinhações, feitiçarias, sincretismo religioso, falta de pudor, injúrias e soberba. Nesta lição estudaremos sobre o contexto social, moral e espiritual de Judá e de algumas nações estrangeiras no tempo do profeta Sofonias, a anunciação do Dia do Senhor e a graça e bênçãos de Deus sobre Judá após o castigo impetrado.

I – CONTEXTO HISTÓRICO

1. SÍNTESE BIOGRÁFICA DE SOFONIAS

Sofonias, profeta de Deus, cujo nome significa “o Senhor esconde / protege”, por ordenança do Senhor foi chamado a pregar no período de 630 a 605 a. C. para o reino do Sul, Judá, no reinado do rei Josias, o monarca que promoveu uma grande reforma religiosa em Judá e Jerusalém. Sofonias era contemporâneo dos profetas Naum e Habacuque e também era oriundo da linhagem real, pois, era trineto do rei Ezequias. (Sf 1:1)

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2020/03/notas_1t_2020_juvenis_lic3a7c3a3o_10_sofonias_o-juc3adzo-de-deus-c3a9-universal.pdf Acesso em 04 mar. 2020