Lição 8 - Naum - o juízo de Deus II

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores

COMENTARISTA: DÉBORA MACHADO

COMENTÁRIO: PROF. MARCELO OLIVEIRA DE OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 8 – NAUM - O JUÍZO DE DEUS

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. CONTEXTO HISTÓRICO

2. ESTRUTURA DO LIVRO

3. A MENSAGEM DE NAUM

<strong<OBJETIVOS

Mostrar a justiça de Deus;

Evidenciar que a falta de arrependimento produz juízo definitivo;

Declarar que Deus abate os que desprezam sua misericórdia.

O JUÍZO DE DEUS

O livro do profeta Naum reflete uma das doutrinas mais difíceis de o mundo aceitar: o Juízo de Deus. O mundo, seduzido por ideologias humanistas, pensa na impossibilidade de um Deus irado com o ser humano. Sim, Deus se ira com o ser humano! As Escrituras dão provas cabais de que o pecado do ser humano ira o Deus Todo-Poderoso. Não por acaso, a estrutura do livro de Naum passa pelo domínio de Deus na história, a aplicação de sua soberania e a o compromisso de Deus destruir o mal para sempre, pois um dia Ele exercerá Juízo contra quem pratica as iniquidades.

Por isso, após a exposição do tópico três, sugerimos que o estimado professor, a estimada professora, reproduza o texto abaixo, extraído da obra Pecadores nas Mãos de um Deus Irado: e outros Sermões, editada pela CPAD e distribua aos alunos:

A ira de Deus é como grandes águas que por enquanto estão represadas. Elas aumentam cada vez mais e sobem cada vez mais até que haja um escoadouro. Quanto mais tempo o fluxo for detido, mais veloz e poderoso será seu curso quando for solto de uma vez. É verdade que o julgamento contra suas más obras até hoje não foi executado. As inundações da vingança de Deus foram retidas, mas sua culpa no tempo médio está aumentando de modo constante e você está diariamente entesourando mais ira. As águas estão permanentemente subindo e se avolumando cada vez mais em força. Não há nada mais que a mera vontade de Deus que segura as águas que estão pouco dispostas a serem detidas e pressionam implacavelmente para ir adiante. Se Deus tão somente retirasse a mão da comporta do dique, imediatamente as águas jorrariam, as inundações furiosas da ferocidade e ira de Deus avançariam com fúria inconcebível e viriam sobre você com poder onipotente. Se sua força fosse dez mil vezes maior do que é, sim, dez mil vezes maior que a força do demônio mais robusto e mais intrépido do inferno, não haveria nada que a resistisse ou a suportasse.

O arco da ira de Deus está retesado e a seta se ajusta à corda. A justiça direciona a seta no seu coração e entesa o arco, e não é nada mais que o mero prazer de Deus, de um Deus irado, sem promessa ou obrigação, que impede a seta de num momento ficar encharcada com o seu sangue. Assim, todos vocês que nunca tiveram grande mudança de coração pelo poder grandioso do Espírito de Deus em suas almas, que nunca nasceram de novo e nunca foram feitas novas criaturas e ressuscitaram dos mortos no pecado para um estado de nova luz e vida nunca antes completamente experimentadas, estão nas mãos de um Deus irado. Ainda que você tenha reformado a vida em muitas coisas, tenha tido afetos religiosos e guardado uma forma de religião em sua família, e na casa de Deus, não é nada mais que a mera vontade de Deus que o impede de ser, neste momento, tragado pela destruição perpétua. Ainda que você não esteja convencido da verdade que ouve, logo ficará convencido completamente dela. Os que se foram e estavam em circunstâncias iguais a você veem que foi assim que aconteceu com eles, pois a destruição veio de repente sobre a maioria deles. Quando não esperavam nada disso e diziam: Paz e segurança, agora eles veem que essas coisas das quais eles dependiam para ter paz e segurança eram nada mais que ar tênue e sombra vazias.

O Deus que segura acima da cova do inferno, muito semelhante à pessoa que segura uma aranha ou algum inseto repugnante acima do fogo o detesta e é horrivelmente provocado. Sua ira por você arde como fogo. Ele olha você como merecedor de nada mais que ser lançado ao fogo. Ele é de olhos puríssimos para ter de suportá-lo em seu campo de visão. Você é dez mil vezes mais abominável aos seus olhos que a serpente venenosa mais odiosa aos nossos. Você o ofendeu infinitamente mais que um rebelde teimoso já tenha ofendido o príncipe. Contudo, não é nada mais que sua mão que o impede de cair no fogo a todo o momento. A nada mais que isso deve ser atribuído o fato de você não ter ido para o inferno ontem à noite, de ter acordado outra vez neste mundo depois de ter fechado os olhos para dormir. Não há outra razão a ser dada por que você não caiu no inferno desde que se levantou de manhã, senão a mão de Deus que o sustentou [...].

Palavras fortes! Palavras duras! Não é verdade? Você imagina os crentes modernos ouvindo um sermão como esse? Tal sermão é o mais famoso do grande pregador Jonathan Edwards num frondoso ministério exercido no século XVIII nos Estados Unidos da América. A história registra que durante a entrega desse sermão, pessoas gritavam, lamentavam e agonizavam espiritualmente mediante a consciência alcançada de uma realidade da vida sem Deus. O efeito do sermão foi poderoso durante a noite inteira. Pessoas caiam em arrependimento mediante a consciência dos seus pecados.

Uma proposta pedagógica

Ao distribuir uma cópia do trecho desse sermão, dê um tempo para que os alunos leiam e reflita sobre ele. Em seguida, você pode dividir a classe em dois grupos, ou organizá-la em círculo, a fim de colher as impressões que os alunos tiveram desse trecho do sermão. Após ouvir e comentar as impressões proferidas pelos alunos, conclua a atividade afirmando que a única maneira que o ser humano tem de escapar do juízo de Deus é experimentando uma grande mudança no coração pelo poder do Espírito Santo. A única saída é nascer de novo, se tornar nova criatura, ressuscitar da morte do pecado para a vida nova que raia da luz divina do nosso Salvador. O meio para isso, o Deus justo e santo providenciou: “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/345-licao-8-naum-o-juizo-de-deus.html Acesso em 29 jan. 2020