Lição 1 - Quem são os profetas menores e qual é sua mensagem III

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 1 – QUEM SÃO OS PROFETAS MENORES E QUAL É SUA MENSAGEM

...

INTRODUÇÃO

Os Profetas Menores levantados pelo Senhor Yahweh assinalaram em seus respectivos livros mensagens de exortação ao cumprimento dos fundamentos éticos e espirituais de Deus para o seu povo e demais impérios dominantes da época ao longo de um período de aproximadamente meio milênio antes de Cristo. Nesta lição estudaremos o contexto histórico do aparecimento destes profetas, seus nomes, bem como seus propósitos e mensagens proferidas.

I – CONTEXTO HISTÓRICO

1. VISÃO HISTÓRICA E ESPIRITUAL

Do ponto de vista histórico os profetas menores profetizaram predominantemente no período do reino israelita dividido, onde no reino do Norte tínhamos Israel com capital Samaria, e no reino do Sul tínhamos Judá com capital em Jerusalém num período que vai de 887 a. C. até 425 a.C.. Neste período grandes impérios ascenderam ao domínio político, econômico e militar do mundo conhecido da época que sequencialmente foram: o império assírio, em seguida o babilônico e por fim o império medo-persa.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2019/12/1t_2020_juvenis_lic3a7c3a3o-1_quem-sc3a3o-os-profetas-menores-e-qual-c3a9-a-sua-mensagem.pdf Acesso em 02 jan. 2020